Wednesday, April 27, 2016

As maiores inimigas da vida humana


Pedro J. Bondaczuk

A quantidade de livros que, de uma forma ou de outra, citam mortais – diria catastróficas – epidemias, é tão grande, que daria para preencher uma biblioteca das mais alentadas, de milhares e milhares e milhares de volumes e, ainda assim, a maioria das obras do tipo, que já foram escritas, ouso afirmar, ficaria de fora. São tantas, que não há quem consiga catalogar, digamos, 10%, se tanto, das que já foram produzidas. As omissões, portanto, ficariam por conta do desconhecimento de quem se propusesse a fazer esse tipo de levantamento. Ouso dizer que vírus e bactérias causaram mais mortes de seres humanos, ao longo do tempo, do que todas as guerras já travadas, que não foram poucas, somadas, responsáveis pela morte possivelmente de bilhões. Foram inúmeras as ocasiões em que a peste bubônica, o cólera morbus, a varíola, a febre amarela e tantas e tantas outras epidemias quase extinguiram a espécie humana da face da Terra.

Vários fatores contribuíram para que isso acontecesse. Pode-se citar, entre estes, a falta de higiene das pessoas, uma alimentação inadequada e contaminada por agentes patogênicos, total ignorância de medidas mínimas, elementares, de prevenção mediante uma vida saudável e, sobretudo, do total desconhecimento dos agentes causadores dessas “desgraças”. As epidemias,fosse qual fosse a doença, até tempo relativamente recente, eram atribuídas exclusivamente a “castigos dos deuses” (não importa a que divindade as pessoas as atribuíam). Eram relacionadas com coisas que na verdade não têm nenhuma relação. A mais comum, eram as passagens de cometas, tidas como anúncios de catástrofes e de tragédias, entre as quais a peste. Se esses corpos celestes vindos dos confins do Sistema Solar atingissem a Terra, até que esse pânico generalizado se justificaria. Mas desde que o Homo Sapiens povoa o Planeta, não se tem notícia de nenhum que tivesse colidido com nosso domo cósmico. Aliás, caso houvesse, não restaria ninguém para relatar as conseqüências.

Bastava, porém, e não faz muito tempo, que algum desses bólidos de gelo e poeira aparecesse no céu, para que histéricas multidões lotassem templos e igrejas, das várias religiões existentes, na tentativa de se “protegerem” da peste bubônica, do cólera, da varíola etc.etc.etc., mediante preces, jejuns, autoflagelações, promessas várias, procissões e súplicas ás divindades. Como nenhuma epidemia se manifestasse após a passagem dos cometas, pois uma coisa não tem a mínima relação com outra, atribuía-se o fato ao atendimento divino das preces. Muito charlatão fez fama como “intercessor”, aproveitando-se da ignorância dos crédulos. 

A descoberta de vírus e bactérias é coisa relativamente recente, de duzentos anos para cá, se tanto. E mesmo com a miraculosa evolução das ciências biológicas, da Medicina, da Farmacologia, das medidas de higiene, do saneamento, do tratamento da água e de tantas outras medidas de prevenção (entre as quais, a vacinação), a humanidade ainda não conseguiu se livrar desses flagelos, inclusive dos que há milênios dizimam multidões (como a peste bubônica e o cólera). Isso, reitero, a despeito dos recursos que a humanidade dispõe hoje, o que não passava na cabeça nem do mais delirante sonhador dos nossos antepassados.Basta citar, como exemplo, o que aconteceu no início do século XX, quando a gripe espanhola matou mais de vinte milhões de pessoas mundo afora. Ou o que ocorreu (e ainda ocorre) com a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, a Aids, que embora esteja relativamente sob controle, já causou milhões de mortes e continua matando os que não adotam as medidas de prevenção recomendadas. Ou a tragédia recentíssima causada pelo Ébola, em várias regiões da África.

Além das doenças, digamos, tradicionais, novas aparecem, volta e meia, e se tornam epidêmicas, em decorrência da absurda devastação das florestas da Terra e cujo controle é complicadíssimo, demandando, não raro, anos de pesquisa, para serem controladas. E se eventualmente não forem? Essa é uma possibilidade que não pode, jamais, ser desprezada. Ou pode? Daí muita gente (entre as quais me incluo) entender que a maior ameaça à nossa espécie – entre as inúmeras existentes, tão conhecidas de todos e tão reais que dispensam enunciação – é a de alguma epidemia, que eventualmente fuja por completo ao controle, nos elimine a todos.

Exagero? Longe disso! É até possível que a ameaça maior, e que sequer cogitamos ou suspeitamos, se trate de alguma “arma bacteriológica”, que cientistas insensatos e amorais (e estejam certos que eles existem) pesquisem, financiados pelos impostos que pagamos, ou que já tenham pesquisado, ou que ainda venham a pesquisar!!!. Nunca se sabe! Por dinheiro, muitas pessoas já fizeram, fazem ou farão qualquer coisa, por mais absurda, criminosa e irracional que seja. Inclusive criar letais instrumentos que causem a eliminação de semelhantes, aí incluindo seus ascendentes e descendentes, e elas próprias. Não se pode esquecer, jamais, das hediondas experiências feitas por médicos e biólogos alemães, tendo prisioneiros dos campos de concentração nazistas por cobaias. Imaginem se eles tivessem criado uma arma bacteriológica! Se já aconteceu uma vez (aliás, mais de uma, pois os japoneses fizeram coisa parecida na China, em 1937, quando invadiram esse país), nada garante que nunca mais volte a acontecer a utilização da ciência biológica para fins que não sejam exclusivamente para debelar doenças. Afinal... a insensatez (e a cega cobiça) de muita gente (infelizmente) não tem limites.    


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk 

No comments: