Wednesday, April 06, 2016

Populista enfrenta a hora da verdade


Pedro J. Bondaczuk


O presidente da Rússia, Bóris Yeltsin, eleito de forma consagradora para presidir sua República em 12 de junho passado e cujo prestígio atingiu o ponto máximo há um mês, quando corajosamente liderou a resistência ao golpe de Estado que estava em andamento para derrubar Mikhail Gorbachev, parece ter entrado numa curva descendente de popularidade.

Não se sabe se o seu prestígio também desceu junto aos milhões de eleitores russos que o tornaram o recordista de votos em seu país em três eleições sucessivas. Todavia, entre os políticos de sua corrente, os chamados liberais, algumas de suas atitudes, classificadas como autoritárias, vêm merecendo sucessivas críticas.

Houve até um deputado que colocou em dúvida sua súbita "doença" nesta semana, dizendo que se tratou de um "mal estar diplomático" para fugir ao questionamento do Parlamento da Rússia, em seu atual período de sessões.

Recente pesquisa de opinião revelou que o presidente Mikhail Gorbachev, pelo contrário, está na curva ascendente em termos de prestígio. Saltou de 4% de aprovação, nos primeiros dias do corrente mês, para 38% e em apenas uma semana. Estranhamente, porém, desapareceu do noticiário. Mas também parou de receber críticas e de ser o bode expiatório da crise que afeta seu país. Abriu mão de parte considerável de seus poderes em favor dos líderes das Repúblicas, detendo, por conseqüência, a escalada do desgaste de sua imagem internamente.

Em contrapartida, algumas atitudes de Yeltsin, tomadas logo após sua participação decisiva para frustrar a tentativa de golpe, causaram má impressão não apenas na União Soviética, mas também no Exterior. O presidente russo não perdeu a oportunidade para fazer uma infantil exibição de seus novos poderes, agindo, em algumas questões, até mesmo com prepotência, chegando a humilhar publicamente o seu rival, perante as câmeras de televisão.

Gorbachev, no entanto, reagiu com diplomacia e admitiu sua parcela de culpa na conspiração, por não ter escolhido colaboradores confiáveis. Yeltsin foi mais longe. Passou a legislar por decreto. Não apenas no âmbito de sua República, mas em termos nacionais.

São exatamente estas medidas que o Parlamento russo agora está questionando. Os deputados querem saber baseado no que o político populista se tornou o ditador de normas na URSS. Afinal, os poderes presidenciais da Rússia ainda estão por ser definidos. E a Constituição soviética ainda vigora.

Outra acusação que está sendo levantada é a de "má administração", embora o líder esteja efetivamente no cargo, recém criado inclusive, há 60 dias, já que tomou posse em julho, alguns dias antes da reunião de cúpula de Moscou entre Gorbachev e George Bush.

Em dois meses, convenhamos, nem o maior dos gênios administrativos teria feito alguma coisa, ainda mais no país caótico em que a União Soviética se tornou. Verifica-se um visível vazio de poder. Ninguém sabe quem está mandando de fato.

Por isso é que tantos líderes ocidentais têm viajado, nos últimos dias, para a capital soviética, com o objetivo básico de descobrir quem será seu interlocutor. Nem mesmo se sabe se a confederação irá continuar e com qual estrutura federativa, depois que nove, das dez atuais Repúblicas remanescentes, proclamaram sua independência.

Todavia, esse rápido desgaste sofrido por Yeltsin, num espaço de tempo tão curto, ilustra bem as dificuldades que ele irá enfrentar mais adiante e explica a razão de Gorbachev haver sido cercado de tanta hostilidade por parte do seu povo, até antes do golpe, mesmo tendo sido o homem que lhe concedeu a liberdade que ele jamais gozou em sua milenar história.

O presidente soviético, astutamente, ciente de que já cumpriu a missão reformista a que se propôs, se colocou na sombra, nos bastidores dos acontecimentos, como uma espécie de árbitro. Entregou o poder de fato aos líderes das Repúblicas, que construíram suas imagens às custas de seus desgastes, e que agora precisarão mostrar à população que de fato são competentes e não somente dotados de fácil retórica.

(Artigo publicado na página 13, Internacional, do Correio Popular, em 21 de setembro de 1991).


 Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk     

No comments: