Tuesday, April 26, 2016

Futurologia já virou hábito



Pedro J. Bondaczuk


O uso continuado do cachimbo torna a boca torta”, diz o dito popular. Como em todo o início de mês, milhares de brasileiros praticam, nestes dias, o exercício de futurologia econômica para detectar o índice a ser atingido por uma velha e incômoda companheira, que alguns (de forma masoquista) parecem apreciar: a inflação.

Dois grupos diferentes, os catastrofistas e os alienados, projetam cifras antagônicas. Os primeiros, sonhando com uma disparada inflacionária, acreditando que quanto pior for a situação, melhor será para os seus propósitos. Os segundos, crendo em “milagres”, em soluções mágicas, tiradas, como coelhos, da cartola.

A conjuntura, de fato, está exercendo forte pressão inflacionária. Esta, todavia, é uma notícia muito boa de se ouvir e por vários motivos. Um deles é o fato do governo ter adotado, como uma espécie de ponto de honra, a derrota da inflação. Para isso, certamente, usará de todos os meios e recursos ao seu dispor.

O secretário de Política Econômica, Antonio Kandir, em entrevista concedida durante a semana, ratificou a vontade do Palácio do Planalto de endurecer sua estratégia monetarista. Revelou que as torneiras da liquidez serão fechadas mais ainda, tornando o crédito mais do que escasso.

É preciso que se tenha em mente que o presidente Fernando Collor de Mello recém completou seu primeiro semestre no poder. Se o seu plano fracassar agora, ele terá quase quatro anos e meio de turbulência pela frente. Portanto, para o bem de todos nós, é indispensável que haja cooperação geral para evitar uma catastrófica disparada inflacionária.

As autoridades manifestaram, ao longo de toda a semana, sua disposição de dar um combate sem quartel aos que burlam as novas regras da livre concorrência, mediante o estabelecimento de cartéis, disfarçados sob nomes até sugestivos de entidades que, na verdade, não passam disso.

O consumidor, todavia, precisa fazer a sua parte e não se deixar enganar. Tem que pesquisar muito antes de comprar, por mais dispendioso, em termos de tempo, que isso represente, para proteger o seu próprio orçamento e punir os gananciosos e fraudadores da boa-fé pública.

Na segunda-feira, comentando o fato de no Brasil dificilmente se repassar reduções de custos ao preço final dos produtos, o diretor do Departamento Nacional de Proteção e Defesa Econômica, Salomão Rottemberg, observou: “Aqui, tudo o que sobe não cai”.

Essa mentalidade precisa ser combatida com crescente vigor, se é que se deseja um verdadeiro sistema de livre mercado. Até porque, a opção que temos não é nada agradável. Ela foi expressa claramente por Kandir ao afirmar: “Quanto maior for a inflação, mais intensa será a recessão”. 

(Artigo publicado na página 2, Opinião, do Correio Popular, em 6 de outubro de 1990)


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk       

No comments: