Thursday, April 21, 2016

Paixão de Albert Camus pelo futebol

Pedro J. Bondaczuk

O que finalmente eu mais sei sobre a moral e as obrigações do homem devo ao futebol”. Sabem quem fez essa incisiva afirmação? Adianto-lhes que não foi Pelé (bem que poderia ter sido). Também não foram Romário, Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho e nem Kaká. Nem Neymar, Messi, Maradona, Cristiano Ronaldo ou Lewandowski. Aliás, não foi nenhum superastro do esporte das multidões. Foi uma ilustre personalidade, sim, mas de área muito mais nobre do que um mero jogo de bola. Quem fez essa confissão, citada “ad náusea” nos mais diversos contextos e meios de comunicação, foi o Prêmio Nobel de Literatura de 1957 (mas apaixonado pelo futebol), Albert Camus.

O leitor mais crítico pode estar perguntando agora aos seus botões: “Uai, a proposta desse cara não era a de tratar de epidemias na visão dos mais importantes autores de ficção?”. Era! Aliás, não só era, como continua sendo. Mas esse ligeiro desvio de rota é conseqüência de se tratar de figura tão fascinante, como o escritor e jornalista argelino, mas que tinha cidadania francesa. Em casos como esse, é inevitável: um assunto puxa outro, e mais outro, e outro ainda e, quando nos damos conta, já estamos divagando e tratando de coisas muito diferentes da proposta original. Claro que voltarei a tratar do romance “A peste” e da peça teatral “Estado de sítio”, ambas obras literárias de inegável relevância desse ilustre autor e no contexto desta série de comentários.

Antes, todavia, peço licença para abrir dois relativamente longos parênteses para tratar de dois aspectos da biografia de Albert Camus. Penso que o leitor não irá se arrepender. Um deles é o que se refere à paixão desse consagrado escritor pelo futebol. O outro, até certo ponto relacionado com o primeiro assunto, diz respeito à viagem que ele fez, em 1949, ao Brasil, para um ciclo de palestras que o levou, ainda, à Argentina, Uruguai e Chile. Bem que Albert Camus poderia ter se tornado um craque dos gramados. Vontade, com certeza, não lhe faltou. E muito menos habilidade. Dizem que era excelente goleiro. Chegou a integrar, com destaque, a seleção de sua universidade na Argélia (que produziria, anos mais tarde, entre outros, craques, gênios da bola, como Zinedine Zidane, que sequer havia nascido quando o escritor morreu).

Por que Camus não seguiu carreira? Pelo mesmo motivo que o impediu de lecionar: a tuberculose. Contudo, ele nunca abriu mão desse sonho que não conseguiu concretizar e jamais escondeu de quem quer que fosse sua paixão pelo futebol.  Fico imaginando como Camus ficaria orgulhoso se vivesse para testemunhar o título da Copa do Mundo conquistado pela França em 1998. Claro que não pôde partilhar desse momento de glória esportiva. Essa conquista ocorreu 38 anos após sua morte.

Em 17 ou 18 de junho de 1949 (não tenho certeza da data, pois na época eu só tinha seis anos de idade) Albert Camus desembarcou no porto do Rio de Janeiro, como parte de um intercâmbio cultural entre os governos da França e do Brasil. Ele viajou por mar, a bordo do navio Campana, que havia partido de Marselha uma semana antes. Apesar de contar com uma agenda de compromissos exagerada, capaz de levar à exaustão até o Super-Homem, se tivesse que enfrentar maratona como a que enfrentou, uma das primeiras coisas que pediu aos anfitriões foi para assistir a uma partida de futebol.

Não consegui apurar quando, qual e onde foi esse jogo, ou seja, em qual estádio. Deve ter sido em São Januário, já que o Maracanã ainda estava em construção para sediar a Copa do Mundo do ano seguinte, a de 1950. O Brasil ainda não tinha o prestígio futebolístico que viria a adquirir alguns anos mais tarde. Afinal, suas performances nos mundiais até então disputados (os do Uruguai, da França e da Itália), haviam sido entre pífias e discretas. O que impressionou Camus não foi, propriamente, a técnica dos jogadores brasileiros. Não foi nenhum clube ou atleta. Foi a torcida. Ficou encantado com o amor dos nossos torcedores pelo futebol.

Se viesse hoje ao País, sua impressão, convenhamos, com toda a certeza, seria bem outra. Veria, por exemplo, estádios vazios na maior parte dos jogos. Testemunharia a nefasta atuação dessas verdadeiras pragas, dessas quadrilhas, que são as torcidas organizadas, que levam terror onde quer que compareçam. E quanto à parte técnica... Bocejaria nas arquibancadas. Veria jogos chatérrimos, com times lotados de volantões brucutus e disputas que mais lembram combates de luta livre do que aquele futebol que hoje é classificado de “romântico”, sem a magia e o talento de outrora, inclusive da ocasião em que marcou presença em um estádio brasileiro. E entenderia facilmente a razão da Seleção cinco vezes campeã do mundo haver sido humilhada pela Alemanha, naquele vexatório 7 a 1 do Mineirão, em uma semi-final de Copa do Mundo promovida e realizada no Brasil. Ou alguém tem dúvida a respeito? Eu não!!!!


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk 

No comments: