Monday, December 22, 2014

Quando uma pessoa pode ser considerada “velha” (sem levar em conta o sentido pejorativo que a palavra sugere)? Ao completar 65 anos, tomados como referência para caracterizar o que se convencionou chamar de “terceira idade”? Aos 70? Aos 75? Aos 80? Oponho-me a essas preconceituosas convenções. Ficamos “velhos”, apenas, quando nos sentimos dessa forma, não importa se aos 18, aos 40, aos 50 ou aos 100 anos. São vários os casos de pessoas centenárias que chegaram, a essa fase, vigorosas e produtivas. Em contrapartida, há muitos moços, de 25 anos ou menos, que já não vêem sentido e perspectiva para suas vidas. Thomas Mann, no livro “Tonio Kroeger – A Morte em Veneza”, pôs esta afirmação na boca de um dos seus personagens: “Nós somos tão velhos quanto nosso espírito e nosso coração se sentirem, e cabelos grisalhos significam, em certas circunstâncias, uma mentira mais real que significaria a desprezada correção”.

@@@@@@@@@@

Presente de Natal

Dê às pessoas que ama e admira o melhor dos presentes neste Natal: presenteie com livros. Dessa forma, você será lembrado não apenas o ano todo, mas por toda a vida.

Livros que recomendo:

“Balbúrdia Literária” José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” Edir Araújo – Contato: nenem138@gmail.com
“Aprendizagem pelo Avesso”Quinita Ribeiro Sampaio – Contato: ponteseditores@ponteseditores.com.br
“Um dia como outro qualquer” – Fernando Yanmar Narciso.

Com o que presentear:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista). – Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internetWWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.
Em livrariaEm qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk         



No comments: