Wednesday, October 04, 2017

Valor do bom conceito


Pedro J. Bondaczuk


A trajetória no poder do presidente Fernando Collor, de dois anos e meio, completados na quarta-feira, ressalta a importância do bom conceito de qualquer pessoa, especialmente quando se trata de um homem público. Essa importância se multiplica caso se trate do governante do País.

Diz a sabedoria popular que a fama sobrevive ao seu detentor. Desde que alguém caia no descrédito, não importa o que ele faça para mudar isso, o que fica é o conceito firmado. Aliás, é das pessoas mal faladas que surgiu a expressão "maldito", que hoje tem significado muito mais forte do que aquele original.

Atualmente, o termo quer dizer "uma pessoa condenada pela divindade", a exemplo do que ocorreu a Caim, logo após haver matado seu irmão, que viveu quase um milênio atormentado pela consciência, ou algo pior.

Quando o presidente foi eleito, despertou intensas esperanças na sociedade, por diversos motivos. Por exemplo, era um político jovem, escolhido livremente nas urnas por 35 milhões de brasileiros, com uma proposta moralizante e modernizadora.

O encanto, contudo, começou a ser quebrado logo no dia seguinte ao da posse, quando do confisco da poupança. Ainda assim, os níveis de popularidade de Collor permaneceram altos, com boa parte da população, embora repudiando o bloqueio de suas economias pessoais, dando um crédito de confiança ao seu eleito, depois de 30 anos sem exercer essa prerrogativa, a de votar para a Presidência.

O pretenso "caçador de marajás", que prometia matar o "tigre da inflação" com um único e certeiro tiro, se perdeu entre os meandros do poder. Cometeu desmandos e destemperos. Não tardou muito para que os primeiros escândalos aparecessem.

Nenhum deles, todavia, envolvia a figura do presidente ou a colocavam em suspeição. Quando muito, criticava-se o seu critério de escolha de auxiliares (ou falta dele). Todavia, não passava nem de leve pela cabeça até do seu mais ferrenho adversário que Collor estivesse, de alguma forma, metido nas falcatruas que desfilavam diariamente pelas manchetes.

Muito pelo contrário, a opinião pública estava segura de que o presidente tomaria as devidas providências para punir os culpados. E ele agiu, trocando ministros, afastando funcionários sobre os quais pesavam suspeitas, buscando substitutos de consenso. Convenceu, em parte, pelo menos os que o elegeram.

Todavia, depois da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o caso PC Farias, tudo mudou. Foi uma ducha gelada sobre a cabeça daqueles que confiavam no político moço, com uma proposta moralizadora e modernizante, que vendia energia e vigor.

Hoje, sequer é necessário fazer qualquer pesquisa de opinião para saber o que o povo pensa do seu presidente. Seu conceito, no prazo de um único mês, sofreu profunda e irreparável erosão. Pode até ser --- embora pareça improvável --- que Collor seja, de fato, inocente de envolvimento no escândalo de tráfico de influências e outros delitos.

É até possível que a história um dia resgate o seu prestígio. Todavia agora, neste momento, é praticamente consenso nacional que o jovem político só tem uma saída honrosa para não passar pela humilhação do impeachment: a renúncia e, quanto antes, melhor.

(Artigo publicado na página 2, Opinião, do Correio Popular, em 20 de setembro de 1992).



Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: