Monday, October 02, 2017

HÁ COMO “MOLDAR” A PERSONALIDADE OU ELA É INATA?
Existe alguma forma do indivíduo moldar a personalidade ou esta é produto apenas da genética? Podem, a educação e o meio em que a pessoa nasceu e/ou foi criada (portanto, mera fatalidade) melhorar ou piorar essência de alguém, o que o distingue dos demais? As opiniões divergem. Muitos educadores entendem que a moldagem é não apenas possível como desejável e que a vontade (do educador e, principalmente, do educando) tem papel determinante nessa operação. Outros, por sua vez, acham que não. Da minha parte estou convicto que o desenvolvimento de uma personalidade sadia, integrada e, sobretudo, voltada para o mundo, e não exclusivamente para o interior das pessoas, é não apenas factível, como até uma das tarefas principais do ser humano durante a existência. Pode parecer paradoxo esse empenho, já que cada indivíduo que nasce é único, sem qualquer similar no passado e no futuro. Podem surgir sósias (e volta e meia surgem). Há identidade de características biológicas, por exemplo, em gêmeos univitelinos, impossíveis de serem distinguidos quando juntos e trajando as mesmas vestes. No entanto, não existem (e não existiram nem existirão) duas pessoas exatamente iguais. Cada qual é única, é original, é um mundo, é um universo complexo e indesvendável em sua totalidade.


@@@@@@


Livros que recomendo:
Poestiagem – Poesia e metafísica em Wilbett Oliveira” (Fortuna crítica) – Organizado por Abrahão Costa Andrade, com ensaios de Ester Abreu Vieira de Oliveira, Geyme Lechmer Manes, Joel Cardoso, Joelson Souza, Levinélia Barbosa, Karina de Rezende T. Fleury, Pedro J. Bondaczuk e Rodrigo da Costa Araújo – Contato: opcaoeditora@gmail.com
Balbúrdia Literária” – José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
Boneca de pano” - Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
Águas de presságio” – Sarah de Oliveira Passarella – Contato: contato@hortograph.com.br
Um dia como outro qualquer” – Fernando Yanmar Narciso.
A sétima caverna” – Harry Wiese – Contato: wiese@ibnet.com.br
Rosa Amarela” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br
Acariciando esperanças” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br
O que comprar:
Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista). – Preço: R$ 23,90.
Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro. – Preço: R$ 20,90.
Como comprar:
Pela internet – WWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.
Em livraria:
Edição impressa:
1. Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.
2. Livraria Saraiva.
3. Cia. Dos Livros.
4. Amazon
Edição em e-book:
  1. Editora Barauna
  2. Buscapé
  3. Extra
  4. Travessa
  5. Folhashop
  6. Shopping uol



Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: