Monday, August 04, 2014

Fundador da estirpe paulista

Pedro J. Bondaczuk

A importância de João Ramalho para a colonização portuguesa da Capitania de São Vicente e para a fundação e consolidação da que é hoje a mais importante e uma das mais populosas metrópoles da América Latina – essa São Paulo que tanto fascina e ao mesmo tempo tanto assusta quem pisa nela pela primeira vez – foi muito maior do que os historiadores contemporâneos admitem. Sem a atuação desse misterioso aventureiro, nada disso teria sido possível. E vou mais longe: o Brasil não seria este país vastíssimo e miscigenado e talvez seria, hoje, mera colcha de retalhos de republiquetas miseráveis, sem importância, obscuras e sem viabilidade. Exagero meu? Longe disso.

No caso da expansão territorial, é mister lembrar que o que se pode chamar – como Roberto Pompeu de Toledo chamou, em excelente matéria publicada há algum tempo na “Veja São Paulo” – de “Dinastia Mameluca”, não teria existido. Recorde-se que se atribui a João Ramalho a geração de cerca de três centenas de filhos, com diversas índias, sendo nove deles com Bartira. Multiplique isso por dez (pois naquele tempo a taxa de natalidade média girava em torno dessa cifra) e teremos pelo menos três mil netos. Sigam sempre multiplicando e chegarão a números muito expressivos de bisnetos, tataranetos e vai por aí afora. Não é exagero dizer que esse português truculento e misterioso povoou o inóspito território do atual Estado de São Paulo,  muito mais do que as levas de colonos enviadas para cá pela Coroa portuguesa.

Embora não se possa afirmar que João Ramalho tenha sido bandeirante – não o foi – as bandeiras originaram-se dos ousados e temidos mamelucos paulistas, na imensa maioria seus descendentes. E sem a atuação destes, o território do Brasil não teria sido expandido às dimensões que foi e a população brasileira ficaria restrita, sem dúvida, às faixas litorâneas.

Insisto em afirmar que São Paulo não existiria sem sua atuação. A esse propósito, só posso concordar com a afirmação de Roberto Pompeu de Toledo, na matéria que citei: “Manoel da Nóbrega e José de Anchieta estudaram, ambos, na Universidade de Coimbra. Escreviam com desenvoltura e sabiam latim. Não teriam levado a cabo a tarefa de plantar um colégio no alto da serra, porém, não fosse a colaboração de uma dupla bem mais tosca: o português João Ramalho e o índio Tibiriçá” E não teriam mesmo. Nem eles e nem ninguém.

Não estranho, portanto, o fato dos jesuítas terem “perdoado” os atos do aventureiro português, que classificavam, em suas cartas a Inácio de Loyola, como “corrupções mais graves do que as cometidas pelos habitantes de Sodoma e Gomorra”, que levaram Deus a destruí-las, de acordo com os relatos bíblicos. Interpreto esse “perdão” como político, como diplomático, dada a necessidade que tinham dos préstimos de João Ramalho.

Pelos cânones de então, da Igreja, em uma época em que a Inquisição complicava a vida de qualquer pessoa que apenas desconfiasse que estivesse praticando atos que pudessem ser interpretados como “heresias”, a suspensão da excomunhão daquele homem bruto, daquela selvagem e indomável força da natureza, em condições normais, não seria, sequer, cogitada. Vivesse na Europa de então, seria, mais do que certa, sua imolação em uma fogueira, pelo delito de heresia. No entanto... foi perdoado, batizado e aceito pela Igreja como membro pleno.

As tradicionais famílias paulistas de hoje, que tanto se orgulham de suas raízes “quatrocentonas”, descendem, praticamente todas, desse tronco comum: de João Ramalho e seus filhos, netos, bisnetos, tataranetos etc.etc.etc. Qualquer pesquisa genealógica comprovará essa origem até sem maiores esforços.

Muitos perguntam por que esse pioneiro português foi alçado ao cargo de vereador em São Paulo, se tinha a própria cidade, que havia fundado, com seus filhos, aliados e amigos, para governar? Raimundo de Menezes esclarece esse ponto, no livro “Aconteceu no velho São Paulo” (Coleção Saraiva, 1964): “Já nessa época, São Paulo de Piratininga progredia, absorvendo completamente a vila (Santo André) que ficara para trás. Mem de Sá determinara que Santo André se extinguisse e todos se mudassem para São Paulo. O próprio João Ramalho acabou por concordar. E para contentá-lo, nomearam-no capitão-mor de São Paulo. Era uma maneira jeitosa de atraí-lo”. Todavia, a aceitação não foi imediata. Mas essa é “uma outra história que fica para uma outra vez”, como diria o saudoso Júlio Gouveia, da TV Tupi, ao fim de cada episódio do “Sítio do Pica-pau Amarelo”, o original, aquele muito anterior à formação da própria Rede Globo, adaptado para a TV por sua esposa, Tatiana Belinky).


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk 

No comments: