Monday, June 09, 2014

Torcedor ou consumidor?

Pedro J. Bondaczuk

O comentarista dos canais ESPN, Mauro Cézar Pereira, trouxe à baila, dia desses, no excelente programa “Linha de Passe”, uma questão que sempre me incomodou, mas que nunca me dei conta de identificar e de caracterizar. Comentando sobre freqüentadores assíduos dos estádios, apontou dois tipos básicos de torcedores: os que assumem a postura de “consumidores” e os que torcem de fato, sem restrições, para seus times de coração. Os primeiros acham que porque pagam ingressos – e, convenhamos, esses são caríssimos para o atual nível técnico do futebol brasileiro – têm direito de protestar contra tudo e contra todos. E têm mesmo. Só que seus protestos, frequentemente, são voltados contra objetos errados. Investem contra os times, para os quais alegam torcer, e nos momentos mais inadequados e inoportunos de agir dessa maneira. Fazem-no quando estão em dificuldades, jogando mal e em desvantagem no placar. Com isso, tornam-se aliados dos adversários, não raro até decisivos. .

Deveriam protestar, sim, mas, por exemplo, contra os preços dos ingressos, proibitivos quando se leva em conta o desconforto dos estádios e a má qualidade dos jogos. Seria lícito e providencial se o fizessem contra a violência, sobretudo das torcidas organizadas, fenômeno que merece comentário separado, que me proponho a fazer oportunamente. Têm todo o direito do mundo de exigir facilidades de transportes para as praças esportivas, e não esses precários e inseguros que lhes são proporcionados, estacionamentos apropriados e seguros para seus carros, banheiros limpos, bares que primem pela higiene e que não cobrem preços escorchantes pelos produtos que vendem, etc.etc.etc. Contra tudo isso, porém, é o que eles menos protestam. Em geral, nunca o fazem.

Basta, porém, que o time a que pretensamente torçam cometa algum deslize técnico em campo, se desmancham em impropérios, vaias e outros tipos de manifestações hostis. Não raro, “marcam” determinado jogador, ao qual hostilizam a partida toda, por razões que só eles poderiam explicar (ou não). Para este torcedor, que assume postura de “consumidor”, nada presta no seu suposto time de coração : o elenco é fraco, o técnico é burro, o clube é dirigido por incompetentes e não tem representatividade nos bastidores e vai por aí afora. Isso, quando está ganhando, mesmo que às duras penas. Imaginem quando coleciona derrotas e mais derrotas. Ou seja, embora esse “consumidor” não perceba, e até negue, ele na verdade engrossa a torcida adversária. E é quase sempre eficaz na tarefa de desestabilização da equipe a que alega torcer.

Esse tipo irrita-me profundamente. Afastou-me, há tempos, dos estádios. É conhecido, nos meios futebolísticos, como “corneta”. Felipão, quando era treinador do Palmeiras, apelidou esses torcedores-consumidores palmeirenses de “turma do amendoim”.  Deixei de freqüentar o estádio da Ponte Preta, meu time de coração, por causa dessa espécie de chato. Em vez de me divertir, estava me estressando, ao ver tais cornetas dos infernos desestabilizando meu clube. Agora, prefiro acompanhar os jogos pela televisão a cabo. Não considero essa atitude a ideal do torcedor de verdade – do que apóia seu time de forma incondicional, principalmente nos momentos em que ele mais precisa: o das dificuldades  Este, quando protesta, o faz racionalmente e apenas após o término do jogo, e se houver motivos claros para isso, para não dar munição de graça aos adversários. Mas, agindo assim, livro-me, pelo menos, dos chatos de plantão.

Esse torcedor, que assume a postura de “consumidor", trata o futebol de maneira equivocada. Encara-o como peça de teatro, por exemplo, ou como produção cinematográfica, ou como exibição circense ou como qualquer outro tipo de evento, notadamente artístico. Se a modalidade tivesse essas características, teria, sim, todo o direito de cobrar qualidade. Só que futebol, a paixão do brasileiro, é um jogo. Está sujeito, portanto, às circunstâncias de momento. Nenhum time “ensaia” como a partida deva se desenrolar, segundo algum roteiro predeterminado, do qual não se possa fugir. O futebol não é assim. Insisto, é um jogo no qual o improviso tende a ser mais eficaz do que planejamentos prévios Aliás, se fosse como peça de teatro, em que o final teria que ser, necessariamente, sempre o mesmo, não haveria a menor graça. Seu atrativo é, exatamente, a incerteza do resultado.   

É possível que o leitor discorde das minhas colocações, arrolando uma série de argumentos para rebater o que escrevi. Respeitarei, óbvio, suas discordâncias. Mas ficarei torcendo para que, ao assistir a algum jogo do seu time, ou mesmo da Seleção Brasileira, tenha, ao seu lado um desses enjoados cornetas. Pior, que tenha de suportá-lo por duas horas ou mais desfazendo-se em críticas, vaias e xingamentos (vestindo a camisa da equipe para a qual você torce), azucrinando seu ouvido, mesmo que sua agremiação esteja vencendo. A menos que esse leitor seja masoquista, e adore sofrer, duvido que não terá a mesma reação de irritação que eu tenho quando cruzo com esse tipo. Nesse aspecto, invejo o torcedor argentino, que dá aulas de como se deve torcer, mas torcer de fato, para o seu time.


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk 

No comments: