Monday, October 08, 2012

Quem teve a idéia de construir a Muralha da China era considerado “normal” pelos seus contemporâneos? Dificilmente. Muitos, certamente, pensaram (embora por prudência não o dissessem, pois se tratava do imperador) que esse indivíduo era um louco perigoso, megalomaníaco. Era, na verdade, ousado. O mesmo vale, por exemplo, para os idealizadores das pirâmides (do Egito e da América Central), da Esfinge, do Eurotúnel sob o Canal da Mancha, do Canal do Panamá, da Torre Eiffel, das torres gêmeas da Petronas, em Kuala Lumpur e tantas outras obras que espantam e assombram a todos. Caso dependessem dos considerados “normais”, nenhuma delas teria sido edificada. É provável que os homens ainda vivessem nas cavernas, caçando com as próprias mãos e sem saber sequer produzir fogo. Por isso, Anatole France está certíssimo quando concluiu: “As grandes obras deste mundo foram sempre realizadas por doidos”. Bendita loucura que, na verdade, é ousadia.

@@@@@@@@@@@@@@

Livros que recomendo:

“Balbúrdia Literária” – José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com

“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: nenem138@gmail.com

“Aprendizagem pelo Avesso” – Quinita Ribeiro Sampaio – Contato: ponteseditores@ponteseditores.com.br

@@@@@@@@@@@@@@

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista). – Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro. – Preço: R$ 20,90.


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: