Wednesday, December 06, 2017

INDÚSTRIA EDITORIAL DEVERIA FAZER CAMPANHA PERMANENTE DE INCENTIVO À LEITURA
Campanhas contínuas e permanentes para incentivar a leitura deveriam ser bancadas, até como estratégia básica de marketing, pela indústria editorial, não importando se as empresas sejam nacionais ou internacionais. Queiram ou não, o fato é que o mercado de livros brasileiro tem o maior potencial de crescimento no mundo ocidental. Se conseguirem dobrar a média anual de volumes lidos, passando de dois para quatro (o que ainda é muito pouco, mas, claro, melhor do que o índice atual), as editoras não apenas recuperarão o capital investido nas campanhas de incentivo, como terão lucros extraordinários. É certo que a leitura é hábito difícil de formar. Daí a necessidade das providências serem tomadas sem mais delongas, já, hoje mesmo, para não perder, também, a nova geração que está sendo recém-alfabetizada.

***


É DO INTERESSE DOS ESCRITORES SEREM OS GRANDES “SEMEADORES DE LIVROS”
Para vocês terem uma ideia sobre o declínio de leitores no Brasil, basta informar que os brasileiros compraram menos livros em 2004 – 289 milhões, incluindo livros didáticos distribuídos pelo governo – do que em 1991. Não tenho cifras mais recentes, mas as coisas não melhoraram muito. Sejamos, nós escritores, para o nosso próprio bem, os grandes semeadores desse artigo de primeiríssima necessidade num país que quer ser considerado “civilizado”. Se o formos, as gerações futuras poderão dizer de nós, como é dito no estribilho do poema “O livro e a América”, de Castro Alves:

Ó bendito o que semeia
livros, livros à mancheia
e manda o povo pensar.
E o livro caindo n’alma
é germe que faz a palma
é chuva que faz o mar!!!”.


Pois é, seremos benditos!!!!

@@@@@@

Presente de Natal

Dê às pessoas que ama e admira o melhor dos presentes neste Natal: presenteie com livros. Dessa forma, você será lembrado não apenas o ano todo, mas por toda a vida.

Livros que recomendo:

Poestiagem – Poesia e metafísica em Wilbert Oliveira” (Fortuna crítica) – Organizado por Abrahão Costa Andrade, com ensaios de Ester Abreu Vieira de Oliveira, Geyme Lechmer Manes, Joel Cardoso, Joelson Souza, Levinélia Barbosa, Karina de Rezende T. Fleury, Pedro J. Bondaczuk e Rodrigo da Costa Araújo – Contato: opcaoeditora@gmail.com
Balbúrdia Literária” – José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
Boneca de pano” - Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
Águas de presságio” – Sarah de Oliveira Passarella – Contato: contato@hortograph.com.br
Um dia como outro qualquer” – Fernando Yanmar Narciso.
A sétima caverna” – Harry Wiese – Contato: wiese@ibnet.com.br
Rosa Amarela” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br
Acariciando esperanças” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br

Com o que presentear:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista). – Preço: R$ 23,90.
Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro. – Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internet – WWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.

Em livraria
Edição impressa:
1. Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.
2. Livraria Saraiva.
3. Cia. Dos Livros.
4. Amazon

Edição em e-book:
  1. Editora Barauna
  2. Buscapé
  3. Extra
  4. Travessa
  5. Folhashop
  6. Shopping uol

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: