INDÚSTRIA
EDITORIAL DEVERIA FAZER CAMPANHA PERMANENTE DE INCENTIVO À LEITURA
Campanhas
contínuas e permanentes para incentivar a leitura deveriam ser
bancadas, até como estratégia básica de marketing, pela indústria
editorial, não importando se as empresas sejam nacionais ou
internacionais. Queiram ou não, o fato é que o mercado de livros
brasileiro tem o maior potencial de crescimento no mundo ocidental.
Se conseguirem dobrar a média anual de volumes lidos, passando de
dois para quatro (o que ainda é muito pouco, mas, claro, melhor do
que o índice atual), as editoras não apenas recuperarão o capital
investido nas campanhas de incentivo, como terão lucros
extraordinários. É certo que a leitura é hábito difícil de
formar. Daí a necessidade das providências serem tomadas sem mais
delongas, já, hoje mesmo, para não perder, também, a nova geração
que está sendo recém-alfabetizada.
***
É
DO INTERESSE DOS ESCRITORES SEREM OS GRANDES “SEMEADORES DE LIVROS”
Para
vocês terem uma ideia
sobre
o declínio de leitores no Brasil,
basta informar que os brasileiros compraram menos livros em 2004 –
289 milhões, incluindo livros didáticos distribuídos pelo governo
– do que em 1991. Não tenho cifras mais recentes, mas as coisas
não melhoraram muito. Sejamos, nós escritores, para o nosso próprio
bem, os grandes semeadores desse artigo de primeiríssima necessidade
num país que quer ser considerado “civilizado”. Se o formos, as
gerações futuras poderão dizer de nós, como é dito no estribilho
do poema “O livro e a América”, de Castro Alves:
“Ó
bendito o que semeia
livros,
livros à mancheia
e
manda o povo pensar.
E
o livro caindo n’alma
é
germe que faz a palma
é
chuva que faz o mar!!!”.
Pois é, seremos
benditos!!!!
@@@@@@
Presente
de Natal
Dê
às pessoas que ama e admira o melhor dos presentes neste Natal:
presenteie com livros. Dessa forma, você será lembrado não apenas
o ano todo, mas por toda a vida.
Livros
que recomendo:
“Poestiagem
– Poesia e metafísica em Wilbert Oliveira” (Fortuna crítica) –
Organizado
por Abrahão Costa Andrade, com ensaios de Ester Abreu Vieira de
Oliveira, Geyme Lechmer Manes, Joel Cardoso, Joelson Souza, Levinélia
Barbosa, Karina de Rezende T. Fleury, Pedro J. Bondaczuk e Rodrigo da
Costa Araújo – Contato: opcaoeditora@gmail.com
“Balbúrdia
Literária” – José
Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A
Passagem dos Cometas”
–
Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Boneca
de pano”
- Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Águas
de presságio” – Sarah
de Oliveira Passarella – Contato: contato@hortograph.com.br
“Um
dia como outro qualquer” – Fernando
Yanmar Narciso.
“A
sétima caverna” – Harry
Wiese – Contato: wiese@ibnet.com.br
“Rosa
Amarela”
– Francisco Fernandes de Araujo – Contato:
contato@elo3digital.com.br
“Acariciando
esperanças”
– Francisco Fernandes de Araujo – Contato:
contato@elo3digital.com.br
Com
o que presentear:
Cronos
e Narciso (crônicas,
Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno
presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este
livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei
Duclós, escritor e jornalista).
– Preço: R$ 23,90.
Lance
fatal (contos,
Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária
jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do
Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro
esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias,
decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes
contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.
– Preço: R$ 20,90.
Como
comprar:
Pela
internet – WWW.editorabarauna.com.br
– Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.
Em
livraria
Edição
impressa:
1.
Em
qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.
2.
Livraria Saraiva.
3.
Cia. Dos Livros.
4.
Amazon
Edição
em e-book:
-
Editora Barauna
-
Buscapé
-
Extra
-
Travessa
-
Folhashop
-
Shopping uol
Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk
No comments:
Post a Comment