Monday, June 19, 2017

Repressão começou em 1972



Pedro J. Bondaczuk


A guerrilha na região do Rio Araguaia, nos limites dos Estados do Pará, Maranhão e atual Tocantins, zona conhecida como Bico de Papagaio, onde atualmente se desenvolve uma autêntica guerra entre grileiros e posseiros, foi uma seqüência natural da decisão dos grupos radicais de esquerda brasileiros que levaram a luta armada contra o regime militar para o campo.

A primeira tentativa guerrilheira ocorreu em 1966, na Serra do Caparaó, em Minas Gerais, através do grupo Movimento Nacionalista Revolucionário. Quatro anos depois, o ex-capitão Carlos Lamarca, que comandava a Vanguarda Popular Revolucionária, VPR, se instalou no Vale do Ribeira.

A repressão à luta no Araguaia, que era patrocinada pelo Partido Comunista do Brasil (PC do B), começou em 12 de abril de 1972. O presidente Garrastazu Médici montou um grande aparato policial-militar para acabar com a guerrilha, urbana ou rural, impedindo que ela pudesse se espalhar pelo País, a exemplo do que ocorria em outros países da América Latina.

O Exército reuniu entre cinco mil e seis mil soldados treinados em luta antiguerrilheira. A Polícia Civil e o Departamento de Ordem Política e Social (Dops), assim como a Oban, Operação Bandeirantes (que em maio de 1970 foi transformada no Departamento de Operações e Informações – Centro de Operação e Defesa Interna, o DOI-Codi), o Centro de Informações da Marinha, Cenimar e o Centro de Informações da Aeronáutica, Cisa, também participavam das ações.

A grande dificuldade dos guerrilheiros era obter fundos para suas organizações, já que não contavam com as simpatias da população. Daí organizarem sucessivos assaltos a bancos para a obtenção de fundos.

Em 1972, quando a guerrilha do Araguaia foi desmantelada, os grupos terroristas começaram a desaparecer paulatinamente. Alguns descambaram para o crime comum, dando origem à temida Falange Vermelha, que surgiu do contato de criminosos comuns com guerrilheiros nas muitas prisões brasileiras, especialmente no Rio de Janeiro.

(Artigo publicado na página 36, Polícia, do Correio Popular, em 4 de maio de 1991)



Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: