Tuesday, April 11, 2017

SÃO AS IDEIAS QUE GOVERNAM O MUNDO?

As idéias governam o mundo”. Essa declaração, simples, direta, objetiva e sem evasivas, foi dada por Francis Bacon, político, filósofo e ensaísta inglês do século XIV, em um de seus tantos e lúcidos ensaios. Claro que não se limitou a isso. Posteriormente, teceu um sem número de considerações sobre o tema que, por si só, sem nenhum acréscimo ou comentário suplementar, já se presta, a caráter, para reflexões. Convido-os a refletirem a propósito comigo. De imediato, certamente emergirá a pergunta: “Por que o mundo é e sempre foi tão errado se sempre foi governado por idéias?”, indagará o atento leitor, não raro em tom de desafio. E o questionamento procede. Tanto que também o repito a mim mesmo, praticamente todos os dias, por um bilhão de vezes ou mais. Mas, da minha parte indago: “O melhor, então, seria não idealizar nada? Seria agir sempre movido exclusivamente pelos instintos?” Claro que não. Ocorre que as idéias por si sós não garantem perfeição, felicidade e harmonia e nem mesmo indicam um caminho infalível para elas. Muitas (e põe muitas nisso), são equivocadas, capciosas, injustas, mal intencionadas e, portanto, nocivas. E, no entanto... “também” governam o mundo. Aliás, temo que estas sejam a maioria.


@@@@@@@


Livros que recomendo:
Poestiagem – Poesia e metafísica em Wilbett Oliveira” (Fortuna crítica)Organizado por Abrahão Costa Andrade, com ensaios de Ester Abreu Vieira de Oliveira, Geyme Lechmer Manes, Joel Cardoso, Joelson Souza, Levinélia Barbosa, Karina de Rezende T. Fleury, Pedro J. Bondaczuk e Rodrigo da Costa Araújo – Contato: opcaoeditora@gmail.com
Balbúrdia Literária”José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
Boneca de pano” - Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
Águas de presságio”Sarah de Oliveira Passarella – Contato: contato@hortograph.com.br
Um dia como outro qualquer” Fernando Yanmar Narciso.
A sétima caverna”Harry Wiese – Contato: wiese@ibnet.com.br
Rosa Amarela” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br
Acariciando esperanças” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br

O que comprar:
Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista).Preço: R$ 23,90.
Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.Preço: R$ 20,90.

Como comprar:
Pela internetWWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.
Em livraria:
Edição impressa:
1. Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.
2. Livraria Saraiva.
3. Cia. Dos Livros.
4. Amazon

Edição em e-book:
  1. Editora Barauna
  2. Buscapé
  3. Extra
  4. Travessa
  5. Folhashop
  6. Shopping uol

Acompanhe-me pelo twitter:@bondaczuk


No comments: