Sunday, April 02, 2017

FORMA GENIAL DE CONFESSAR DESCONHECIMENTO

Amor é um não sei que, nasce não sei onde, vem não sei como e dói não sei porquê”. Esta declaração, convenhamos, é um primor de ambigüidade, posto que tenha sonoridade impar. É agradável de se ouvir. Tem musicalidade e muito ritmo.  Seu autor, como confessa, não sabe coisa alguma sobre o tema que trata, no caso, o amor. Desconhece sua natureza (o quê?), sua procedência (onde?), forma de manifestação (como?) e  o motivo das conseqüências que gera, no caso a dor (por que?). Todavia, declara tudo isso com tamanha graça e talento (e verdade, diga-se de passagem), que o dito vem sendo repetido tempo afora e se perpetuou. Esses versos foram escritos há praticamente meio milênio e volta e meia vemos amantes e namorados repetindo-os, ora para fazer graça às garotas que querem impressionar, ora para se consolarem de algum fracasso amoroso, ora por qualquer outro motivo. Pudera! Foram compostos por um gênio: Luiz Vaz de Camões. O que mais chama a atenção nestes versos do irrequieto lusitano, todavia, nem é sua intrínseca ambigüidade. É o fato do poeta associar amor à dor. Não há incompatibilidade entre ambos? Esse sentimento não é o suprassumo da felicidade? Não é o paraíso que tanto procuramos? Não, não e não. E as duas coisas não são incompatíveis. Muito pelo contrário, estão intimamente associadas.


 @@@@@@@@

Livros que recomendo:

“Poestiagem – Poesia e metafísica em Wilbett Oliveira” (Fortuna crítica)Organizado por Abrahão Costa Andrade, com ensaios de Ester Abreu Vieira de Oliveira, Geyme Lechmer Manes, Joel Cardoso, Joelson Souza, Levinélia Barbosa, Karina de Rezende T. Fleury, Pedro J. Bondaczuk e Rodrigo da Costa Araújo – Contato: opcaoeditora@gmail.com  
“Balbúrdia Literária”José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Boneca de pano” - Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Águas de presságio” Sarah de Oliveira Passarella – Contato: contato@hortograph.com.br
“Um dia como outro qualquer”Fernando Yanmar Narciso.
“A sétima caverna”Harry Wiese – Contato:  wiese@ibnet.com.br
“Rosa Amarela” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br
“Acariciando esperanças” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br    

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista).Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internet WWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.

Em livraria:

Edição impressa:
1. Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.
2. Livraria Saraiva.
3. Cia. Dos Livros.
4. Amazon

Edição em e-book:
1.     Editora Barauna
2.     Buscapé
3.     Extra
4.     Travessa
5.     Folhashop
6.     Shopping uol

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk        

No comments: