Sunday, April 09, 2017

Círculo vicioso do atraso



Pedro J. Bondaczuk


A política econômica recessiva do ministro da Economia, Marcílio Marques Moreira, sustentada a ferro e fogo pelo governo como arma de combate à inflação, vem enfrentando crescente oposição de vários setores econômicos que entendem que ela já se exauriu. E, pior, levou o próprio País à exaustão, aumentando as tensões sociais e multiplicando o sofrimento da já normalmente sofrida população brasileira.

Nas últimas semanas, alguns governadores se manifestaram a respeito. Uns apoiaram o executor da estratégia, embora fizessem ressalvas ao seu procedimento. Outros, como o baiano Antônio Carlos Magalhães, chegaram a insinuar, inclusive, a troca do ministro.

O fato é que, a despeito da recessão, a inflação teima em permanecer no patamar dos 20%. Convenhamos, os resultados não correspondem, em absoluto, aos sacrifícios exigidos, principalmente das camadas mais carentes da população. Além disso, dificilmente a meta inflacionária, proposta na última carta de intenções ao Fundo Monetário Internacional, de um acumulado de 280% em 1992, será atingida. Só se ocorrer algum milagre, com o que, evidentemente, nenhum homem público sério pode contar.

Para o professor Celso Martone, da Universidade de São Paulo, esse objetivo é não somente improvável, como impossível. O pesquisador sênior da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) estimou que a inflação anual ficará entre 1.100% e 1.200%. Ou seja, quase cinco vezes mais do que o prometido ao FMI.

O deputado Delfim Netto (PDS-SP), em entrevista publicada pela revista institucional “Dow Notícias” – em sua edição do trimestre janeiro-fevereiro-março – tece duras críticas à política de Marcílio. E contesta: “O problema do Brasil é muito simples: tem que reinventar a moeda. E isso é basicamente uma questão de finanças públicas. Enquanto o País não tomar uma decisão de começar pelo começo, não vai resolver esse problema. Veja o que aconteceu no Brasil: se impôs uma cavalar recessão ao setor privado, mas o governo não se prejudicou, não abriu mão de nada. É por isso que eu sempre digo que o Brasil virou um lugar estranho, onde existem duas nações: a metrópole estatal e a colônia privada”.

Análise semelhante foi feita pelo senador Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP), em artigo do dia 4 passado, em que constata: “Inevitavelmente, com a descrença na moeda, a quebradeira do Tesouro e, paradoxalmente, a enxurrada de dólares, o Banco Central precisa manter altas as taxas de juros e enxugar a liquidez para afastar a hiperinflação. Como estamos em recessão, o Tesouro arrecada cada vez menos impostos. Logo, precisa manter alta a taxa de juros, gasta mais com seus compromissos financeiros, tem menos dinheiro para pagá-los, toma maiores empréstimos a taxas mais altas, encarece o dinheiro para a produção, os produtores querem dinheiro mais barato, lançam-se eles também à especulação financeira, para sobreviverem pagam menos impostos, a sociedade reclama do déficit público, os salários despencam, o desemprego aumenta, a renda se concentra”.

Portanto, a política recessiva e a inexistência de uma moeda, que pelo menos mereça esse nome, aceleram o círculo vicioso da produção, de redistribuição de ganhos, da geração de empregos, da expansão do mercado, enfim, do progresso que tanto se apregoa e do qual, mais e mais, o País se distancia.

Se essa mudança de rumos deve ser feita com ou sem Marcílio, é outra questão. O que não é mais possível, sob pena de imprevisíveis conseqüências sociais, é o Brasil prosseguir na atual toada, caminhando como um bêbado, na base do um passo à frente e dois para trás. A recessão, convenhamos, pode até ter tido sua utilidade – o que é contestável – mas já exauriu o caráter “didático” que o governo pretendeu lhe dar.     

(Artigo publicado na página 3, Opinião, do Correio Popular, em 10 de maio de 1992)


 Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk      

No comments: