Saturday, April 29, 2017

AUTORES COM OS QUAIS NOS IDENTIFICAMOS INFLUENCIAM NOSSA MANEIRA DE ESCREVER

Absorvemos da leitura dos autores com que tenhamos afinidade ideias, conceitos, valores, experiências etc. que de alguma forma nos dizem respeito. Urariano Mota, em brilhante comentário, feito há algum tempo, no blog “Literário”, comprova essa “absorção” com uma experiência pessoal: “Na releitura de ‘O Som e a Fúria’ estou percebendo que, da minha primeira leitura, ficaram coisas de que eu não me dava conta, coisas tais que ‘aproveitei’ em textos que eu julgava fossem apenas meus, absolutamente originais”, escreveu. Como boa parte dos meus leitores é constituída por escritores e estudantes de letras (embora nem todos sejam nem uma coisa e nem outra), são válidas e sumamente úteis as experiências de quem é do ramo. Queiram ou não (possivelmente até de forma inconsciente) elas certamente os irão orientar, de alguma maneira, no momento em que estiverem redigindo seus respectivos textos. Por isso, sem nenhum receio de ser mal interpretado, confesso, sem o menor pudor, que tenho esse tipo de afinidade, basicamente, com quatro escritores: Jorge Luís Borges (e quem é meu leitor assíduo certamente já notou isso), Henry David Thoreau, Johann Wolfgang von Goethe e Ralph Waldo Emerson. Claro que não escrevo igual a nenhum deles e nem poderia. Os quatro são gênios, enquanto eu não passo de escritor comum, como há milhões mundo afora, talvez um pouquinho mais esforçado do que a média, certamente com índice de leitura maior do que a maioria (e perdoem a falta de modéstia) e um redator compulsivo (não seria obsessivo?). Estou, contudo, distante anos-luz da genialidade.


@@@@@@


Livros que recomendo:

Poestiagem – Poesia e metafísica em Wilbett Oliveira” (Fortuna crítica) – Organizado por Abrahão Costa Andrade, com ensaios de Ester Abreu Vieira de Oliveira, Geyme Lechmer Manes, Joel Cardoso, Joelson Souza, Levinélia Barbosa, Karina de Rezende T. Fleury, Pedro J. Bondaczuk e Rodrigo da Costa Araújo – Contato: opcaoeditora@gmail.com
Balbúrdia Literária” – José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
Boneca de pano” - Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
Águas de presságio” – Sarah de Oliveira Passarella – Contato: contato@hortograph.com.br
Um dia como outro qualquer” – Fernando Yanmar Narciso.
A sétima caverna” – Harry Wiese – Contato: wiese@ibnet.com.br
Rosa Amarela” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br
Acariciando esperanças” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista). – Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro. – Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internet – WWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.

Em livraria:

Edição impressa:
1. Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.
2. Livraria Saraiva.
3. Cia. Dos Livros.
4. Amazon

Edição em e-book:
  1. Editora Barauna
  2. Buscapé
  3. Extra
  4. Travessa
  5. Folhashop
  6. Shopping uol


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: