Thursday, April 06, 2017

O SONHO TEM QUE SER O PASSO PRELIMINAR DA AÇÃO

A vida consiste em ação. Certo? Até certo ponto, sim. As coisas, todavia, não são tão simples e diretas, e nem poderiam ser, por  envolverem uma “entidade”  tão complexa e contraditória como é este animal que pensa, que chora, que ri, que tem consciência de quem é e onde está e que dispõe de livre arbítrio, para acertar e... errar.   Antes de agir, convém que se possa sonhar. Mas que o sonho não se limite a fantasiar situações ideais. É preciso que seja o passo anterior, preliminar e indefectível para se agir. É infinita a nossa capacidade de sonhar. Alguns, é verdade, sonham em excesso. Outros, não sabem temperar as asperezas da vida com o conforto de um sonho. Todas as obras preciosas, as que nos sobrevivem e que realmente valem a pena, nascem, em geral, dessa idealização, quase sempre aparentemente impossível. Algumas, de fato, são. Outras, por menos que acreditemos, são perfeitamente factíveis. Contudo, nunca saberemos se não tentarmos tornar esse abstrato em concreto. Para que algum de nossos sonhos se concretize e deixe o mero terreno da fantasia, é indispensável que venhamos a agir. Mas não louca, cega e selvagemente, como se o simples movimento, sem rumo, objetivo ou coordenação, fosse suficiente. Essa ação tem que ser minimamente competente e, sobretudo, persistente e não intermitente.


@@@@@@@

Livros que recomendo:

“Poestiagem – Poesia e metafísica em Wilbett Oliveira” (Fortuna crítica) Organizado por Abrahão Costa Andrade, com ensaios de Ester Abreu Vieira de Oliveira, Geyme Lechmer Manes, Joel Cardoso, Joelson Souza, Levinélia Barbosa, Karina de Rezende T. Fleury, Pedro J. Bondaczuk e Rodrigo da Costa Araújo – Contato: opcaoeditora@gmail.com  
“Balbúrdia Literária”José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Boneca de pano” - Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Águas de presságio” Sarah de Oliveira Passarella – Contato: contato@hortograph.com.br
“Um dia como outro qualquer”Fernando Yanmar Narciso.
“A sétima caverna”Harry Wiese – Contato:  wiese@ibnet.com.br
“Rosa Amarela” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br
“Acariciando esperanças” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br    

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista).Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internetWWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.

Em livraria:

Edição impressa:
1. Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.
2. Livraria Saraiva.
3. Cia. Dos Livros.
4. Amazon

Edição em e-book:
1.     Editora Barauna
2.     Buscapé
3.     Extra
4.     Travessa
5.     Folhashop
6.     Shopping uol       

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk  

No comments: