Tuesday, April 04, 2017

A "maldição" do Senado



Pedro J. Bondaczuk


O Senado brasileiro sempre se constituiu, até nos momentos mais críticos da vida política nacional, em referência de probidade, de lisura e de competência. Foi encarado como legítimo bastião moral da sociedade, mesmo que em alguns momentos protagonizasse escândalos, logo esclarecidos, quando não abafados. Nunca, contudo, a honra de qualquer de seus integrantes foi sequer questionada.   Homens ilustres, que marcaram os nomes na história por reconhecidos feitos em favor da Pátria, passaram pela Casa.

O Senado abrigou (e ainda abriga), ex-presidentes, ex-governadores, além de juizes, ministros, desembargadores, etc. O atual presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, por exemplo, exerceu memorável mandato de senador, antes de se tornar chanceler, ministro da Fazenda e finalmente conquistar, nas urnas, por duas vezes consecutivas, a Presidência. O mesmo ocorreu com o saudoso ex-governador Mário Covas e com o atual governante de Minas, e ex-presidente, Itamar Franco, entre tantos outros.

Ao longo da História do Brasil, tanto no Império, quanto na República, nunca antes o Senado teve, pressionado pela opinião pública, que cassar qualquer dos seus membros, por suspeitas (ou, pior, por comprovação) de atos de corrupção. Ou mesmo por falta de decoro parlamentar. Nem nos seus piores momentos, durante as ditaduras de Getúlio Vargas ou a militar, a Casa transigiu em questões de moral.

Na atual legislatura, no entanto, isso mudou. Um integrante dessa "Assembléia dos Estados", onde as unidades federativas têm representação rigorosamente igual (três parlamentares cada), e justo o representante do Distrito Federal, Luís Estêvão, foi cassado pelos seus pares, acusado de envolvimento no escandaloso desvio de R$ 169 milhões (há quem eleve essa cifra para R$ 197 milhões) das obras do Fórum Trabalhista de São Paulo, após processo regimental público e aberto, com amplo direito de defesa.

Parasse por aí, já seria bastante grave. O guardião moral da política brasileira já estaria maculado pelo lamentável precedente. Mas não parou nisso. Houve, ainda, o rumoroso caso de fraude do painel de votação do Senado, supostamente a mando do então presidente da Casa, senador Antonio Carlos Magalhães, com a cumplicidade de seu colega de Brasília, senador José Roberto Arruda. Ambos renunciaram aos mandatos, para evitarem a cassação e não perderem os direitos políticos. E esse deslize foi cometido, ironicamente, justo na sessão que cassou Luís Estêvão.

Agora, a história está para se repetir, como farsa. Na berlinda está o atual presidente do Senado, Jader Barbalho, acusado de desvio de dinheiro do Banpará e de outros deslizes. É culpado? É inocente? O tempo haverá de comprovar! O que se lamenta é mais esse precedente histórico. Cabe aos partidos e, principalmente, aos eleitores, restituírem dignidade à função de senador, pois sobre quem a exerce não pode pesar, jamais, o mínimo laivo de suspeita. Os primeiros, escolhendo candidatos de ilibada conduta política e moral. À população, votando com consciência, sem se deixar levar por questões ideológicas ou picuinhas partidárias. É preciso pôr fim ao que já está sendo chamado de "a maldição do Senado"...


(Artigo publicado na página 2, Opinião, do jornal Campinas Hoje, em novembro de 2001).


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk    

No comments: