Tuesday, December 17, 2013

Chance de reabilitação


Pedro J. Bondaczuk

O seqüestro do jumbo da Kuwait Airways, ocorrido ontem, trouxe uma situação bastante embaraçosa para o Irã, que busca melhorar a sua imagem internacional, bastante desgastada nos últimos anos por causa de seu suposto patrocínio a grupos terroristas xiitas.

Em primeiro lugar, a República Islâmica vem mantendo relações bastante tensas com o país proprietário do aparelho, tendo, até mesmo, atacado uma base militar desse emirado na semana passada. Outro detalhe é que estão a bordo do Boeing seqüestrado três pessoas da família real kuwaitiana, o que torna a situação ainda mais delicada. Finalmente, o local onde o jato 747 pousou é muito distante do centro de decisão, pois fica a mais de 800 quilômetros de Teerã, nas proximidades das fronteiras com a União Soviética e com o Afeganistão.

Caso não aja com a diplomacia que o caso requer, e os terroristas vierem a cumprir a ameaça de explodir a aeronave, toda a responsabilidade irá recair, fatalmente, sobre o Irã, mesmo que o país não tenha culpa alguma nesse incidente (como parece não ter).

A Grã-Bretanha já mandou um aviso nesse sentido, exigindo que a segurança dos seus 22 cidadãos que estão a bordo seja preservada. O Kuwait, por outro lado, que foi o principal responsável pela Marinha norte-americana ter se deslocado para o Golfo, deverá fazer um barulho medonho, se o pior vier a acontecer. E por um motivo óbvio. Afinal, três de seus príncipes estão entre os reféns.

Mas há, também, um aspecto positivo na questão. Se a República Islâmica conseguir contornar com perícia essa súbita e inesperada crise, certamente irá ganhar alguns pontos no conceito mundial. Por isso, Teerã mandou seu próprio primeiro-ministro, Hussein Musavi, para negociar com os seqüestradores.

Parte da desconfiança existe em relação aos persas, de que eles seriam patrocinadores do terror, poderá se dissipar com o êxito dessas negociações. E isto é muito importante para os iranianos, que enfrentam, agora, um momento decisivo em sua guerra com o Iraque.

Tanto o fato tem importância que o país já teria acertado um acordo com a França para restabelecer as relações diplomáticas com essa potência européia, rompidas desde 17 de julho do ano passado. Os franceses são grandes fornecedores de armas a Bagdá.

Certamente a República Islâmica acredita ser possível convencer Paris a não continuar dando esse apoio ao regime do general iraquiano Saddam Hussein. Ou, quem sabe, até reverter a situação e passar ele, Irã, a adquirir tais armamentos.

Guerra também se vence com diplomacia, posto que subterrânea, caracterizada por acordos debaixo do pano. Pode, portanto, ter sido o destino que colocou esse Boeing no caminho iraniano. É como dizem os árabes, em seu fanatismo: “maktub”. Ou seja, “estava escrito”.    

(Artigo publicado na página 11, Internacional, do Correio Popular, em 6 de abril de 1988)


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk       

No comments: