Friday, July 05, 2013

Crônica do Dia

De discípulos a contestadores

Pedro J. Bondaczuk

Os inovadores, os homens e mulheres criativos, que enxergam para além do óbvio e ousam defender idéias consideradas exóticas (se não coisas piores), via de regra deslocados no tempo por terem convicções e conceitos muito além do alcance mental dos contemporâneos, não raro pagam preço muito alto, proibitivo até, por sua lucidez e ousadia. Dividem opiniões. Arregimentam inúmeros discípulos, que os reverenciam como se fossem seres de outro mundo, embora se tratem de pessoas humanos comuns, posto que um tanto mais lúcidas, mas sujeitas às mesmas fraquezas, aos mesmos erros e contradições das demais. Se é verdade que inspiram seguidores, despertam, também, a ira dos que não os compreendem e, por isso, não concordam com suas descobertas e/ou opiniões. E esses ferrenhos opositores, na maior parte dos casos, são em muito maior número e – não raro – com muito maior poder que os adeptos.

Não se trata, óbvio, de regra geral ou infalível. Mas raros inovadores escapam dessa sina. Com Sigmund Freud não foi diferente. Suas ousadas pesquisas e singulares opiniões atraíram, é inegável, dezenas, centenas, milhares de jovens psiquiatras mundo afora, notadamente da Europa (mas não somente dela). Alguns tornaram-se seus discípulos e difundiram suas técnicas terapêuticas nos respectivos países. Outros avançaram nas pesquisas e criaram as próprias teorias e métodos de tratamento de desvios psicológicos que, não apenas divergiram das do mestre, mas as negaram e as contestaram severamente. De seguidores, tornaram-se contestadores.

Por isso, esta série de reflexões, analisando a obra de Freud, ficaria incompleta se parasse por aqui e não abordasse esse aspecto. Houve quem, por exemplo, não foi seu discípulo, mas foi atraído para a psicanálise por influência de sua obra. É o caso específico da também austríaca Melanie Klein, que criou sua própria linha psicanalítica. Sua “escola” atraiu, aliás, muitos dos seguidores originais do polêmico mestre.

Fiquei tentado a interromper por aqui esta série de reflexões sobre a vida e a obra de Sigmund Freud, receoso de estar me tornando maçante e espantando, por conseqüência, leitores. Alguns, de fato, deixaram de ler meus textos, por não se interessarem pelo assunto. Estão no seu direito. Constatei, porém, através dos tantos e-mails que recebi, que há uma espécie de divisão entre os leitores. Parte gostaria que eu voltasse a variar nos temas, abordando, sobretudo, os lançamentos de 2013 – o que, certamente, farei, mas oportunamente. Outro grupo, todavia, quer saber mais e mais a propósito do tema, para mim tão fascinante. Como estou me divertindo ao redigir esta série de textos, decidi dar-lhes continuidade, sempre ressaltando que sou leigo na matéria e, portanto, incapaz de opinar sobre aspectos técnicos.

Levantei uma relação dos discípulos de Freud e reconheço que ela deve ser parcial, ou seja, bastante incompleta. Pudera! O “Pai da Psicanálise” morreu em 1939, portanto, há 74 anos. Muitas informações sobre ele se perderam, outras tantas foram deturpadas e viraram lenda e, por isso, não se pode exigir exatidão, ainda mais de um mero curioso, como eu que, em pleno século XXI, resolveu xeretar  a vida desse gênio. Com o auxílio da enciclopédia eletrônica Wikipédia – de inestimável importância para esta série de reflexões – levantei a seguinte lista de discípulos de Freud: Peter Swartz, Somacruz Zeidan, Alexander Mitscherlich, Nikki Lauren, André Green, Anna Freud, Brendom William, Carl Gustav Jung, Didier Anzieu, Donald Meltzer, Donald Woods Winnicott, Edward Glover, Emílio Rodrigué, Enrique Pichon Riviére, Erik H. Erikson, Ernest Jones, Frances Tustin, Franz Alexander, Hanna Segal, Harold Searles, Heinrich Racker, Hélene Deutsch e Wilhelm Reich.

De alguns, não consegui descobrir uma única referência que seja, o que me leva a concluir que suas carreiras não tiveram o brilho que eles com certeza esperavam e que não acrescentaram nada à Psicanálise. É questão de lógica. Caso tivessem dado contribuição relevante á disciplina, certamente alguém os citaria, com a respectiva obra. Talvez especialistas na matéria possam contestar-me e citar seus feitos. Todavia, duvido que algum leigo, como eu, o faça. Esses discípulos, digamos, “obscuros” foram Peter Swartz, Somacruz Zeidan, Alexander Mitscherlich, Nikki Lauren, Brendom William, Edward Glover, Erik H. Erikson, e Franz Alexander.

Sobre os demais, tecerei comentários mais detalhados – alguns breves e pontuais, outros tantos mais extensos e meticulosos – com enfoque especial para Anna Freud, Carl Gustav Jung, Ernest Jones (principal biógrafo de Freud), Wilhelm Reich e Melanie Klein que, embora tecnicamente não tenha sido seguidora do “Pai da Psicanálise”, foi, inequivocamente, influenciada por sua obra.

Polêmica por polêmica, deixo-lhes, para reflexão por hoje, esta polêmica declaração de Freud, com a qual concordo plenamente, e que diz: "A felicidade é a realização de um desejo pré-histórico da infância. É por isso que a riqueza contribui em tão pequena medida para ela. O dinheiro não é objeto de um desejo infantil". Faz ou não faz sentido? Provavelmente, Freud baseou-se em sua experiência pessoal, já que nunca foi rico (sequer medianamente remediado) e, pelo que é fácil de deduzir de sua biografia, nunca desejou ardentemente possuir fortuna. E nunca a possuiu de fato...


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: