Sunday, July 28, 2013

Alegria de viver

Pedro J. Bondaczuk

A melhor maneira de mostrarmos apreço e veneração pela vida, esse magnífico mistério, que é, ao mesmo tempo, privilégio e desafio, é cultivarmos a alegria. É jamais nos deixarmos abater pelo que de ruim nos aconteça, ou ocorra ao nosso redor, mas sempre extrair lições dos sofrimentos e tragédias próprios e/ou alheios. É atentarmos para os pequenos episódios positivos do dia a dia que, somados, se revelam maiúsculos, mas que, muitas vezes, entregues a tolas mágoas e estúpidos rancores, não sabemos valorizar devidamente.

Muitos até concordam com essa colocação, mas, na hora de agir... é aquela tragédia! Optam, até inconscientemente, pelo ruim, pelo triste ou pelo violento. Ou pior: por todas essas características negativas simultaneamente. O filósofo, historiador e escritor norte-americano Will Durant (cujo nome de batismo era William James Durant), observou, no seu livro “Filosofia da Vida”, que “somos uma geração triste: nossa alegria não passa de tentativa para encher com a verbalidade o vazio do coração”. Exagero dele? O leitor sabe que não. Quem quiser pode conferir agora mesmo, sem precisar se deslocar para lugar algum. É só observar o que ocorre ao seu redor.

A Literatura – salvo raríssimas exceções – como que exalta a tristeza. Enfoca, quase que exclusivamente, o negativo: a violência, as injustiças, a traição, a vingança etc.etc.etc. e tudo o que há de pior e de mais perverso no comportamento e na alma humana. Precisava ser assim? Entendo que não! “Ah, mas se você escrever coisas positivas e alegres não conquistará leitores”, dirão alguns (temo que a maioria). Será que não mesmo? Você já tentou, mas sem descambar para o meloso e para a pieguice? Porquanto, é preciso ter talento (e muito) para fazer uma literatura alegre e ainda assim de boa qualidade, o que amplia suas chances de ser bem sucedido.

Durant referia-se, na observação que citei, à sua geração (viveu quase cem anos, entre 1885 e 1981). Mas suas observações são mais verdadeiras do que nunca neste início de segunda década do século XXI do terceiro milênio da era cristã. A tristeza é a marca registrada desse nosso confuso e tenso período. Não nego que haja motivos, e de sobejo, para isso. Não defendo a alienação de ninguém. O mundo tem injustiças? Há sofrimentos de toda a sorte? A violência é uma das características do ser humano? A resposta é sim para todas as questões. Pergunto: e daí? Há alguma novidade nisso? Houve períodos na História em que as coisas foram melhores? Quais? Onde? Claro que não houve nenhum!!! A lógica indica que, praticamente em todos os aspectos que se possa imaginar, houve, isto sim, sensível melhoria nessa realidade que vivemos.

Ademais, se você tiver a pretensão, a capacidade e a condição de modificar o que de ruim e vicioso há no comportamento humano, não será se limitando a ficar triste que irá conseguir tal façanha. Pelo contrário, em vez de solucionar algum dos problemas, estará, na verdade, criando outros. A solução para tudo isso está na ação e não na maneira que você se sente. Conheci pessoas profundamente sofredoras, indigentes, doentes, dependentes de terceiros que, no entanto, esbanjavam alegria. Tinham todos os motivos possíveis e imagináveis para detestar a vida e para ansiar, por conseqüência, pela morte. Porém... queriam viver. Extraíam motivos para se alegrar só Deus sabe de onde. Mas eram alegres. Sua alegria era genuína, inatacável, imperecível, porquanto vinha do interior. Brotava do coração.  

Acusem-me quanto quiserem os pessimistas, os derrotistas, os amargérrimos negativistas, que posam de realistas e donos da verdade sem o serem, mas afirmo e reitero que viver é bom. É magnífico. É transcendental, sejam quais forem as circunstâncias. Isso não quer dizer que minha vida seja perpétuo mar de rosas. Não é. Não é nem a minha e nem de ninguém. Isso não quer dizer que meus sofrimentos e carências justifiquem a bovina inação, o estúpido lamento, a inócua tristeza, sem lutar, e lutar muito, para modificar a situação. E se não conseguir modificá-la e, em vez de melhorá-la, só conseguir agravar esses males? Ainda assim, terei lucrado. Terei tentado fazer o melhor. E essa tentativa, pelo menos, criará um hábito: o de lutar contra adversidades.

O citado Will Durant constatou: “A realização cria mais realizações; graças a pequenas conquistas ganhamos confiança para as grandes; a prática fomenta a vontade”. É somente agindo que se tem mais vontade de agir. Se chorar mágoas, perdas, dores e frustrações resolvesse alguma coisa, estejam certos: eu choraria tanto a ponto de inundar o mundo de lágrimas. Mas... não resolve. O que resolve é a ação. Não há como não concordar com Aléxis Carrel quando afirma: “A alegria é o sinal pelo qual a vida marca seu triunfo”. Sejamos, pois, vencedores. E brindemos cada vitória da vida com o que caracteriza com perfeição esse sucesso: a inarredável alegria. Difícil? Sem dúvida! Impossível? Jamais, a menos que sejamos renitentes derrotistas. Aí... não tem jeito mesmo!!!


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: