Thursday, September 13, 2012

Tudo o que se refira ao homem, e que não seja físico, é criação dele mesmo. Explico. Antes desse animal inteligente haver desenvolvido a linguagem, para comunicar o que sabia e sentia, tinha conhecimentos e sentimentos, mas de forma caótica e inexprimível. Foi a linguagem que deu corpo à expressão do que existia dentro dele e que não tinha nome. O amor, por exemplo, recebeu essa designação, como poderia ter recebido outra qualquer. Poderia se chamar “rosa”, ou “estrela” ou “ameba”, que ainda seria o mesmo sentimento. A linguagem, portanto, é um conjunto de sons (e após a criação dos alfabetos, de signos) que só tem validade em virtude da convenção. Tudo o que falamos, ouvimos, lemos ou escrevemos não passa de um conjunto de metáforas. Octávio Paz expressa isso com mais clareza ao observar: “O homem é um ser que se criou si próprio ao criar uma linguagem. Pela palavra, o homem é uma metáfora de si mesmo”.

@@@@@@@@@@@@@@

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista). – Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro. – Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internet – WWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.

Em livraria – Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: