Thursday, September 06, 2012

Muitos se julgam “experientes” em avaliar sentimentos, como se isso fosse possível. Não é. A experiência se adquire no terreno dos pensamentos e das obras. O que sentimos, porém, é incontrolável e ocorre à nossa revelia. Não somos, jamais, senhores de sentimentos e emoções. Vai daí que é impossível adquirir qualquer experiência nesse campo. O que sentimos, embora pareça sempre a mesma coisa do que já foi sentido um dia, é sempre novo. Depende de uma série de circunstâncias perpetuamente mutáveis. Após amarmos uma pessoa, por exemplo, acreditamos que amaremos outras da mesmíssima maneira. Isso, contudo, nunca ocorre. Henry David Thoreau nos lembra a propósito: “A experiência localiza-se nos dedos e na cabeça. O coração não tem experiência”. E é bom que assim seja. É saudável que nos vejamos impossibilitados de padronizar sentimentos. Se isso fosse possível, eles perderiam a intensidade e a perene novidade. Tornar-se-iam banais.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista). – Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro. – Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internet – WWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.

Em livraria – Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: