Wednesday, September 26, 2012

Que me importa

Pedro J. Bondaczuk

É noite...
Hoje a lua não quis
mostrar a sua
gorda caratonha.
Mas, que me importa?
Estou com fome!

Que me importa
a Guerra do Vietnã,
altar sangrento de Ares?
Que me importa
a insensatez humana?
Que me importa
o foguete russo,
com sua foice e seu martelo?
Que me importa
o Apolo de Tio Sam?
Sim! Que me importa,
se hoje estou com fome?!

Que me importa
o olhar vazio do louco,
se o mundo é uma loucura?
Que me importa
se tremo de frio?
Que me importa
se hoje ela não veio
e se eu não me afoguei no rio?
Sim! Que me importa,
se hoje estou com fome?!

Que me importam
as bibliotecas,
estas santíssimas "Mecas"
do saber e da razão?
Que me importa
se me falta o teto,
se não tenho afeto,
se hoje estou com fome?

Que me importa
se morreu um rei
(de onde, não sei!)?
Que me importa
se o mundo parou
e se ninguém notou?
Que me importa
conhecer o espaço,
Lua, Marte, Vênus,
se hoje estou com fome?

Que me importa?
Nada importa!
Só importa
que hoje estou com fome!

(Poema composto em Campinas, em 14 de janeiro de 1968).

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: