Sunday, February 19, 2017

SÃO AS INCERTEZAS QUE NOS INSPIRAM

A ciência (ou o que entendemos como tal) ainda é muito rudimentar para nos dar já não digo todas as respostas, mas pelo menos as mais elementares e comezinhas. A todo o momento, conceitos tidos e havidos como verdadeiros, não raro alçados à condição de dogmas imutáveis, são derrubados e substituídos por novas descobertas ou novas conjecturas. Até meados do século XIX, por exemplo, vírus e bactérias eram desconhecidos e as pessoas acreditavam sem pestanejar na “geração espontânea”. Foi preciso o trabalho paciente (e competente) de um Louis Pasteur para demonstrar que isso era absurdo. Para nós, que vivemos de escrever, é interessante que haja tanta incerteza (ademais, mesmo que não fosse, estas existiriam à nossa revelia, a despeito de nós).

 ***

ARGILA COM QUE MOLDAMOS NOSSA ARTE

As incertezas são, mesmo que não percebamos ou não admitamos, a fonte de inspiração do nosso mister. E criar, seja obras de que natureza ou gênero for, é o que nos faz felizes. Jorge Luís Borges disse isso de outra forma: “Para todo escritor de verdade, a felicidade consiste em escrever porque isso representa a matéria-prima sem a qual ele não pode considerar-se vivo”. Pelo menos comigo, isso é assim. Por isso, por amar de tal sorte a literatura, nem me aborreço tanto com o que deveria me aborrecer demais. Calma! Não me interpretem mal. Não sou nenhum monge tibetano, nem rival de Jó e muito menos masoquista para delirar  e entrar em êxtase com eventuais sofrimentos. Ocorre que concordo com a constatação de Jorge Luís Borges de que “tudo o que nos acontece, mesmo as humilhações, as desventuras, as vergonhas, tudo nos é dado como material, ou como argila, para que modelemos nossa arte”. É o caso de levarmos à prática o dito popular que diz que “se nos atirarem limões, a atitude mais sábia a tomar é a de fazer com eles saborosa e refrescante limonada”.



 @@@@@@@@@

Livros que recomendo:

“Poestiagem – Poesia e metafísica em Wilbett Oliveira” (Fortuna crítica)Organizado por Abrahão Costa Andrade, com ensaios de Ester Abreu Vieira de Oliveira, Geyme Lechmer Manes, Joel Cardoso, Joelson Souza, Levinélia Barbosa, Karina de Rezende T. Fleury, Pedro J. Bondaczuk e Rodrigo da Costa Araújo – Contato: opcaoeditora@gmail.com  
“Balbúrdia Literária”José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Boneca de pano” - Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Águas de presságio”Sarah de Oliveira Passarella – Contato: contato@hortograph.com.br
“Um dia como outro qualquer”Fernando Yanmar Narciso.
“A sétima caverna”Harry Wiese – Contato:  wiese@ibnet.com.br
“Rosa Amarela” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br
“Acariciando esperanças” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br    

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista).Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro. Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internetWWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.

Em livraria:

Edição impressa:
1. Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.
2. Livraria Saraiva.
3. Cia. Dos Livros.
4. Amazon

Edição em e-book:
1.     Editora Barauna
2.     Buscapé
3.     Extra
4.     Travessa
5.     Folhashop
6.     Shopping uol       

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk 

No comments: