Thursday, February 23, 2017

Perestroika ainda incerta


Pedro J. Bondaczuk


O que está se verificando na União Soviética, nestes dois anos e meio da gestão do líder Mikhail Gorbachev, pode ser encarado como uma espécie de revolução sem tiros. É verdade que ainda é muito cedo para se cantar vitória, diante da ferrenha oposição que a chamada Perestroika vem enfrentando na cúpula do Partido Comunista e, principalmente, por causa do retrospecto das aberturas anteriores ensaiadas nesse país, que redundaram em frustrações, tanto para o seu próprio povo, quanto para a comunidade internacional.

Mas não se pode negar que em alguns aspectos a política de transparência já deu passos bastante largos, embora em outros venha sendo decepcionante. Ainda é um tanto prematuro entender o processo de fermentação em andamento na URSS e prever o que surgirá dele. Não se pode deixar de dar razão ao presidente norte-americano, Ronald Reagan, quando afirma que confia em Gorbachev, mas desconfia da União Soviética.

O mesmo pensamento de cautela parece dominar a primeira-ministra britânica, Margaret Thatcher, que pede a seus pares europeus muita moderação em relação a seus contatos com Moscou. Não seria, por exemplo, nenhuma novidade (embora viesse a ser uma ducha de água fria em nossas esperanças de um mundo mais seguro), se o idealizador da Perestroika tivesse os seus passos obstados pelos conservadores, no importantíssimo congresso especial que vai se realizar na próxima semana.

Opositores, certamente, não lhe faltam. E embora o próprio dirigente busque desmentir que tenha uma diferença de opiniões mais séria com o número dois do Cremlin, Yegor Ligachev, esta salta aos olhos, mesmo do observador à distância.

Ademais, pesquisas de opinião demonstram que a própria e sofrida população soviética ainda não confia nessas propaladas mudanças, embora nutra uma secreta esperança de que desta vez elas possam dar certo. Por enquanto, tudo tem sido uma festa, em especial para grupos que foram muito oprimidos, principalmente sob a gestão de Leonid Brezhnev.

Mazelas da sociedade marxista local, ciosamente (ou criminosamente?) escondidas até aqui, têm vindo a público diariamente. Coisas como a delinqüência juvenil, o abandono de menores, a prostituição, as desavenças étnicas, os descalabros na Justiça, os abusos de poder dos burocratas do partido, atos de corrupção e de incompetência e até uma insólita revisão da história, em busca da verdade, têm pontilhado os noticiários locais de jornais, revistas, rádio e televisão e, principalmente, do Ocidente.

Oxalá Gorbachev seja, realmente, quem parece que é e que o seu projeto reformista saia vitorioso. Afinal, é confortador para a humanidade ganhar um antigo e magnífico adversário (por sinal, a outra superpotência mundial) como aliado na luta contra a miséria e a violência.

(Artigo publicado na página 11, Internacional, do Correio Popular, em 23 de junho de 1988).


 Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk   

No comments: