Tuesday, February 14, 2017

“A DÚVIDA É UM DOS NOMES DA INTELIGÊNCIA”

A incerteza é a grande característica da vida. Tudo é uma grande incógnita. Embora não venhamos a nos dar conta, tudo em nós e ao nosso redor é incerto, inexplicável, surpreendente e misterioso. Achamos que a ciência – a Física, a Química, a Astronomia, a Biologia, a Filosofia etc. – explica tudo: o que somos, onde estamos, de onde viemos, para onde vamos, qual a finalidade de nossa curta passagem pelo mundo e tantas e tantas outras questões que tentamos responder desde que tomamos consciência de que existimos. De uma forma ou de outra, tudo isso se constitui na matéria-prima da nossa atividade, no caso, a literatura. Mas temos, mesmo, certeza de alguma coisa? Podemos ter? Concordo com Jorge Luís Borges quando afirma que “a dúvida é um dos nomes da inteligência”. Ou seja, da capacidade de entender.

***

CERTEZAS SÓ ADVÊM DAS COMPROVAÇÕES

As certezas só podem advir do que temos condições de comprovar. E há forma de comprovação dessas questões básicas que envolvem a vida, o mundo, o universo, o tempo, o espaço etc.? Qual? É nossa ciência, que não passa de um conjunto de especulações, que estabelece “leis” que invariavelmente são derrubadas por novas descobertas, ou novas teorias? É a nossa filosofia, que anda em círculos face às principais e primitivas questões e que, sem perceber, sempre retorna ao ponto de partida quando tenta explicar o que somos, onde estamos, de onde viemos, para onde vamos e qual a finalidade da nossa curta passagem pelo mundo? Claro que não. O que prevalece sempre, geração após geração, é a incerteza, “um dos nomes da inteligência”. 


 @@@@@@@

Livros que recomendo:

“Poestiagem – Poesia e metafísica em Wilbett Oliveira” (Fortuna crítica) Organizado por Abrahão Costa Andrade, com ensaios de Ester Abreu Vieira de Oliveira, Geyme Lechmer Manes, Joel Cardoso, Joelson Souza, Levinélia Barbosa, Karina de Rezende T. Fleury, Pedro J. Bondaczuk e Rodrigo da Costa Araújo – Contato: opcaoeditora@gmail.com  
“Balbúrdia Literária”José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Boneca de pano” - Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Águas de presságio”Sarah de Oliveira Passarella – Contato: contato@hortograph.com.br
“Um dia como outro qualquer”Fernando Yanmar Narciso.
“A sétima caverna”Harry Wiese – Contato:  wiese@ibnet.com.br
“Rosa Amarela” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br
“Acariciando esperanças” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br    

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista).Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internetWWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.

Em livraria:

Edição impressa:
1. Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.
2. Livraria Saraiva.
3. Cia. Dos Livros.
4. Amazon

Edição em e-book:
1.     Editora Barauna
2.     Buscapé
3.     Extra
4.     Travessa
5.     Folhashop
6.     Shopping uol       

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk 

No comments: