Monday, February 09, 2015

Escritor ou roteirista e diretor de cinema e TV?

Pedro J. Bondaczuk

O escritor norte-americano John Michael Crichton, nascido em Chicago em 23 de outubro de 1942 e que morreu em Los Angeles em 3 de novembro de 2008, é um dos autores de ficção científica mais conhecidos e mais requisitados pelos apreciadores da FC ao redor do mundo. Tanto que é colocado, invariavelmente, entre os dez ou doze principais astros do gênero em todos os tempos. Sei lá, não concordo. Respeito o gosto de todas as pessoas, por estranho que seja, mesmo discordando. Admito que esse personagem fez fama com seus tantos livros (e escreveu muitos!). Mas, confesso, Crichton não se inclui, propriamente, entre meus escritores preferidos, não importa de que gênero.

Entendo que ele levou suas fantasias longe demais. Seus enredos são apropriados para filmes de categoria B, recheados de efeitos especiais e de muita ação, capazes de empolgar platéias não muito exigentes. Nisso, aliás, mostrou-se perito, como poucos. Todavia, em termos exclusivamente literários, seus livros não me empolgam e não suscitam reflexões. Não, pelo menos, como os de H. G. Wells, Arthur C. Clarcke, Isaac Asimov, George Orwell, Aldous Huxley ou mesmo Júlio Verne, entre outros, em cuja companhia é relacionado pelos seus admiradores.  É questão de gosto, eu sei. Por isso, respeito os que o apreciam.

Aliás, até não muito, eu sequer sabia que ele era escritor e tido e havido como uma espécie de astro de destaque da ficção científica. Ninguém sabe tudo de tudo e eu não fujo dessa regra, por mais esforços que faça. Conhecia-o, sim, mas como roteirista de cinema, além de produtor e diretor tanto de Hollywood, quanto de importantes emissoras de televisão dos Estados Unidos. Já havia assistido, por exemplo, “Jurassic Park”, filme que ajudou a aumentar ainda mais o já então imenso prestígio de Steven Spielberg, e só então fiquei sabendo que essa produção cinematográfica era uma adaptação de um livro de Michael Crichton, “Parque dos dinossauros”. Foi quando me interessei por ler várias de suas obras, das que encontrei nas livrarias, como “Devoradores de mortos”, “Congo”, “Sol nascente”, “Mundo perdido” e “Twister”. Não nego que gostei da maioria delas (não de todas). Gostei... mas não me entusiasmei.

Continuei (e continuo) considerando-o mediano roteirista, razoável diretor de cinema e excelente produtor de televisão. Neste último caso, destaca-se a série televisiva de sua autoria (de muito sucesso em vários países), chamada “ER”, que no Brasil recebeu o nome de “Plantão médico”. Não sei se ele escrevia seus livros já pensando em transformá-los em filmes ou se apenas depois de publicados é que ele e outros roteiristas tinham esse “clic” e adaptavam-nos à telona ou à telinha. Coincidência ou não, cerca de cinqüenta de suas obras ficcionais acabaram virando produções de Hollywood ou seriados de televisão. A mais famosa delas, reitero, foi “Parque dos dinossauros”, que se transformou em mais um sucesso de Spielberg: “Jurassic Park”.

Uma característica que notei nos livros de Crichton é a profusão de termos médicos, sobre doenças, diagnósticos, medicamentos, procedimentos cirúrgicos de emergência, coisas desse tipo. Fiquei matutando: “Ou esse sujeito pesquisou muito e tem memória de elefante, ou cursou Medicina”. Bingo! Acertei na mosca! Pesquisando, tempos atrás, sua biografia, descobri que Michael Crichton era médico formado. Se exerceu ou não a profissão, não tenho condições de afirmar e nem de desmentir. Suponho que sim. Deve ter exercido, pois mostrou perfeito domínio das rotinas de um hospital, notadamente daquelas que caracterizam um agitado pronto-socorro. E ele formou-se não em alguma faculdadezinha mambembe e obscura qualquer do interior dos Estados Unidos. Longe disso. Graduou-se pela reputadíssima Harvard Medical School, coisa para pouca gente. É mole?!

Vocês já pensaram que zorra seria se algum cientista, desses amalucados, mediante reconstrução de seus DNAs, conseguisse trazer à vida monstros pré-históricos, que teriam desaparecido milhões de anos antes do surgimento da nossa espécie? Seria uma desgraça! Meios científicos para isso até existem. Mas a pergunta principal que se impõe é: com qual objetivo isso seria feito? Que lucro a humanidade, já assoberbada com tantos e tantos e tantos problemas, carentes de mínimas soluções, teria, com mais este megapepino? Caso isso ocorresse, e se dinossauros realmente tenham existido (coisa de que nunca me convenci) isso significaria, no médio prazo, o fim da nossa espécie.

Essa história da existência ou não de monstros pré-históricos já me trouxe muita dor de cabeça. Foram inúmeras as vezes em que fui considerado o ignorante dos ignorantes, o rei dos sujeitos tapados, por causa do meu ceticismo. Mas que provas há da existência real, por exemplo, dos dinossauros? Algumas ossadas esparsas? Mas elas são suficientes para que se determine como esses monstros eram? Além dos ossos, há algum mísero fragmento de carne, músculos, vísceras etc.etc.etc.? Claro que não! Alguém já os viu? Mas como, se eles (caso existiram) teriam desaparecido milhões de anos antes do surgimento do homem? E se a fotografia é coisa recentíssima, de cem anos se tanto?

De posse, apenas, de parcas ossadas, que os cientistas montam, como acham que deveriam montar, na base exclusiva da imaginação, muitos já se arrogam saber como eles eram, o que comiam, como se reproduziam, quais seus hábitos, etc.etc.etc. Já assisti documentário na televisão a cabo relatando a “vida” desses dinossauros nos mínimos detalhes, como se alguém os tivesse filmado na natureza. Parem com isso! E eu é que sou cético empedernido?! Neste caso, uma pessoa normal, educada com a mais estrita lógica, de mentalidade rigorosamente  cartesiana, não deveria pôr em dúvida essas fantasias? Eu duvido!! Que os “doutos” Sabe-Tudo me provem (mas provem mesmo, como a ciência requer) que estou errado.


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: