Sunday, February 15, 2015

Classificação em aberto


Pedro J. Bondaczuk


O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1998 é um dos mais emocionantes e equilibrados de todos os tempos. Disputadas duas rodadas dos "playoffs" das quartas-de-finais, todos os oito times mantêm  chances de classificação, sendo necessária a terceira e decisiva partida para definir os quatro semifinalistas. Quem está em melhor situação é a Lusa, do técnico Candinho,que pode até perder por um gol de diferença em Curitiba. Mas ninguém, em sã consciência, ousa apontá-la como favorita. Corínthians e Grêmio, Santos e Sport e Palmeiras e Cruzeiro correm atrás das outras três vagas, com idênticas chances. Pena que as arbitragens não estejam no mesmo nível do futebol apresentado dentro de campo.

Na semana passada, a seleção brasileira fez o último amistoso do ano, em Fortaleza, contra a fraca equipe da Rússia e, sem levar em conta  a fraqueza do adversário, pode-se dizer que convenceu. Não tanto pelo placar, de 5 a 1, mas pelas brilhantes atuações de Amoroso, Elber, Rivaldo e Vampeta, embora a defesa mostrasse a mesma fragilidade de sempre. O futebol brasileiro, nas mâos de Wanderley Luxemburgo, volta às suas origens: é ofensivo, alegre e, sobretudo, eficiente.

No Japão, os rapazes do vôlei fazem uma campanha brilhante, no Campeonato Mundial, embora o time tenha sido beneficiado por cair em uma chave onde o único rival de peso é Cuba. Tomara que não trema na fase final e traga para o Brasil o inédito título de campeão do mundo, o único que ainda nos falta. Em âmbito interno, o Report/Nipomed conquistou, frente ao aplicado Banespa, o sexto estadual masculino. E no feminino, o Leites Nestlé ganhou a Taça Brasil, frente à surpreendente equipe da Católica/AABB, de Brasília, à qual venceu, em partida empolgante, disputada em Valinhos, por 3 sets a 2. E vem aí a Liga Nacional, que promete muita emoção e equilíbrio.

(Artigo divulgado na revista eletrônica "Barão Virtual", na Internet, na terceira semana de fevereiro de 1999)


Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk   

No comments: