Friday, August 02, 2013

Procura-se uma estrela

Pedro J. Bondaczuk

Eu perdi uma estrela
pequena, brilhante e azul...

Ontem, quando dialogava
com a lua, gorda matrona,
 vi uma estrela
que em tudo era a minha,
mas não era a minha!

Saí, pressuroso, alegre,
intentando possuí-la.
Mas aquela
não era a minha estrela!

Lancei um anúncio ao vento:
"Procura-se uma estrela
pequena, azul e serena"

Não achei minha estrela.

Tentei adotar outra estrela
que tinha tudo da minha
mas que não era minha estrela.

Intento vão!
Essa estrela pertencia
a um astrônomo inglês,
russo, americano ou francês,
sei lá!!

Devia existir uma lei,
um direito inalienável
de só os poetas poderem
adotar estrelas.

Estou triste!
Procuro a minha estrela
pequena, brilhante e azul.



(Poema composto em Campinas, em 29 de agosto de 1968 e  publicado no jornal "O Município" de São João da Boa Vista, em 24 de janeiro de 1970).

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: