Saturday, February 23, 2013


Como decifrar esta esfinge das estepes?

Pedro J. Bondaczuk

O secretário-geral do Partido Comunista soviético, Mikhail Gorbachev, apesar de estar há dois anos no poder, continua sendo uma autêntica “caixinha de surpresas”, especialmente para os ocidentais. Nenhum dirigente, diplomata ou cidadão conseguiu, ainda, decifrar essa “esfinge” das estepes.

Nem mesmo a mídia sabe como classificar essa figura marcante, se como herói ou como vilão. Se um emérito pacificador, como há muito o mundo estava esperando, ou como um mero farsante, que tem muita habilidade para negociar e a explora infinitamente. Seu período no Cremlin foi uma sucessão de atos insólitos, um após outro, ao ponto dele surpreender até a políticos tarimbados e vividos, como é o caso do secretário de Estado norte-americano, George Shultz.

Anteontem, este funcionário graduado dos Estados Unidos foi tomado de estupefação por Gorbachev. Foi durante uma reunião que ambos realizaram, no histórico e reluzente Palácio de Santa Catarina, sede do governo da URSS, prevista para durar duas horas e que acabou se estendendo por quatro e meia.

O assunto levantado foi, obviamente, o que se constituiu na razão principal da ida de Shultz a Moscou. Ou seja, a possibilidade de ser firmado um acordo para eliminar os mísseis de médio alcance do âmbito europeu. Na oportunidade, como seria de se esperar, vieram à tona as dificuldades previstas para o entendimento.

A pedido da Organização do Tratado do Atlântico Norte, que teme a superioridade soviética em foguetes de pequena distância e principalmente de armas convencionais, esse empecilho foi trazido à baila. Gorbachev encarou seu interlocutor, e como bom jogador, sem pestanejar, jogou um “trunfo” totalmente inesperado na mesa. Propôs a Shultz: “Se a dificuldade está nessa superioridade de projéteis de curto alcance, façamos uma coisa. Eliminemos todos os tipos de balísticos do continente europeu”.

O secretário de Estado, certamente, deve ter chegado a duvidar dos seus ouvidos. Ou, quem sabe, do assessor que lhe traduzia tão insólita oferta. O fato é que relutou em assumir qualquer posição. E acabou não assumindo nenhuma. Saiu pela tangente, dizendo que precisava consultar antes seus aliados da Otan e mencionando vagamente a doutrina da “resposta flexível”, que finalmente prometeu que continuaria a vigorar.

Quem não se surpreenderia com uma proposta dessas, ainda mais vindo de quem veio? Da União Soviética, que no correr das últimas décadas se esmerou na arte de tergiversar e arranjar obstáculos para qualquer tipo de negociação.

Shultz, com toda a certeza, entendeu o que se passou com Ronald Reagan na reunião de cúpula informal de Reykjavik, de 11 e 12 de outubro do ano passado. Naquela oportunidade aconteceu algo mais ou menos igual, só que envolvendo alguém que teoricamente tinha amplos poderes de decisão e que acabou deixando fugir uma preciosa chance de entrar de vez para a história. Deve, como o seu chefe, ter tremido na base.

Estava preparado para qualquer coisa, mas dificilmente para isso. A sua vacilação, a exemplo daquela do presidente norte-americano na Islândia, em 1986, levou o Cremlin a fazer uma avaliação pessimista dos três dias de reuniões, embora Washington esteja vibrando. Principalmente porque ficou implícito que este estranho e enigmático Gorbachev, que ninguém conseguiu ainda definir se é um anjo ou um demônio, pode ir, ainda neste ano, aos Estados Unidos.

Reagan, certamente, deve estar contabilizando os pontinhos em sua popularidade que um evento dessa natureza poderia lhe trazer, em seu sítio de Santa Bárbara, na Califórnia, onde está descansando por alguns dias. Está imaginando o enorme “show” mundial de televisão que uma reunião de cúpula dessas poderia proporcionar.

Seria um espetáculo mais do que suficiente para sepultar de vez as agruras do infeliz escândalo apelidado de “Irangate”. O presidente dos Estados Unidos entende dessas coisas. E agora que ele percebeu que seu interlocutor é um prestidigitador notável, capaz de tirar da cartola não somente pombos e coelhos, mas girafas e elefantes, deve estar num “frisson” terrível para que seu convite seja aceito. O que virá daí nem o maior dos adivinhos pode vislumbrar em sua bola de cristal.

(Artigo publicado na página 11, Internacional, do Correio Popular, em 16 de abril de 1987).

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk   

No comments: