Wednesday, February 06, 2013

A criança, desde que protegida, amparada, bem-nutrida e convenientemente educada, é o maior patrimônio de que a humanidade pode dispor. É o futuro da espécie, que tanto poderá perpetuar a vida na Terra, quanto destruir, de vez, todos os seus resquícios no Planeta, dependendo de como agir. Compete-nos dar-lhe, hoje, as ferramentas para uma ação construtiva e inteligente no amanhã. Daí a necessidade de se investir todos os recursos – materiais, espirituais e educativos – nesse ilimitado potencial humano. Mas o princípio de tudo tem que ser a paternidade responsável. Gerar filhos sem estar preparado, tanto econômica, quanto (e principalmente) animicamente, para isso, é não somente monstruosa irresponsabilidade, mas principalmente imensa crueldade e até crime contra a humanidade. Li, dia desses, na internet, um provérbio de tribos do Xingu, na Amazônia, de imensa sabedoria a esse respeito, que diz: “O velho é dono da História, o índio é dono da aldeia e a criança é a dona do mundo”. Diria mais: é não apenas a dona do futuro, mas o próprio futuro em potencial.

@@@@@@@@@@@@@@

Livros que recomendo:

“Balbúrdia Literária” – José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com

“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: nenem138@gmail.com

“Aprendizagem pelo Avesso” – Quinita Ribeiro Sampaio – Contato: ponteseditores@ponteseditores.com.br

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista). – Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro. – Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internet – WWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.

Em livraria – Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: