Thursday, November 30, 2017

Reeleição e Apitogate


Pedro J. Bondaczuk



O país dos escândalos vê-se envolvido em mais duas novas ocorrências criminosas de uma só vez: a confissão do deputado Ronivon Santiago (PFL-AC) de que ele e mais quatro colegas votaram na emenda da reeleição porque receberam R$ 200 mil cada um para isso e o suborno praticado pelo presidente da Comissão Nacional dos Árbitros de Futebol (Conaf), Ivens Mendes, para obter dinheiro destinado a financiar sua campanha eleitoral.

São novos casos que vêm se somar a vários outros episódios nada abonadores, tanto antigos, quanto mais recentes, como os dos precatórios e os das agressões de policiais militares contra a população em Diadema, na Grande São Paulo e na Cidade de Deus, no Rio, para citar os que estão mais em evidência. Isto para não falar da onda de incêndios de pessoas que se verifica em várias cidades do Brasil --- Campinas entre elas --- cujo episódio de maior repercussão foi a morte do índio pataxó em Brasília.

Portanto, não é apenas a cena política que está apodrecida e nem é só o aparato de segurança pública que se vê corrompido. Toda a sociedade está doente e precisa repensar, com urgência, seus atos e valores.

Outro fato escandaloso, digno de registro (jamais de imitação), foi o ocorrido na semana passada no Congresso, com o chamado "apitaço", seguido de cenas de pugilato entre os deputados. O eleitor (e sobretudo contribuinte), fica se perguntando se vota e, principalmente, se paga tantos impostos para sustentar essa "molecagem".

Para complicar, além de país dos escândalos, o Brasil também se tornou o paraíso da impunidade. No caso dos precatórios, que frequentou por tanto tempo as manchetes, não há evidências de que alguém virá a ser punido. Talvez ocorram punições de dois ou três "laranjas" e tudo tende a terminar como começou. Ou seja, como diz o apresentador do TJ Brasil do SBT, Bóris Casoy: "numa enorme pizza, com sobremesa de marmelada".

A mesma coisa vale em relação à venda de votos dos cinco deputados e ao que já está sendo chamado de "Apitogate". Talvez os corruptos que se deixaram pilhar recebam alguma espécie de punição, embora branda e desproporcional ao crime que cometeram. Mas, e os corruptores? E os que subornaram? E os que fizeram vistas grossas às agressões? E os que lucraram direta ou indiretamente com os escândalos?

O que se defende não é nenhuma "caça tresloucada às bruxas", mas um mínimo de lisura e ética na vida pública brasileira, seja no Congresso, seja no campo financeiro, seja naquilo que é a paixão deste povo: o futebol. Daí ser tão importante o papel da imprensa, denunciando, cobrando, exigindo e fiscalizando. Só assim, quem sabe, seremos aquela sociedade com que todos sonhamos, o que, por enquanto, beira à mais delirante das utopias.

(Texto escrito em 12 de maio de 1997 e publicado como editorial na Folha do Taquaral).



Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: