Tuesday, March 10, 2015

Clima de transformações


Pedro J. Bondaczuk


A China é o país onde atualmente ocorrem as maiores transformações de todo o mundo, e essas vão desde as político-ideológicas, às econômicas. Por exemplo, o Partido Comunista chinês, com 40 milhões de membros (o que corresponde praticamente a toda a população do Irã) está procedendo a um expurgo.

“Até aí, nada demais”, diria o leitor, “já que os chineses e russos são useiros e vezeiros nessa prática”. Acontece que, como tudo o que se refere a essa sociedade nacional, esse processo está sendo o maior da história, envolvendo pelo menos 17 milhões de filiados (quase 50% dos membros), a maior parte dos quais que ingressaram no PC durante os caóticos dez anos da Revolução Cultural, ocorrida entre 1966 e 1976.

Outra mudança de rumo da China é quanto à sua economia. Os atuais governantes ficaram fascinados com o sistema capitalista do Ocidente e estão implantando regras “revolucionárias”, em termos de marxismo, no país, planejando a performance das empresas agora não mais visando apenas ao seu aspecto social, mas buscando, sobretudo, tornar esses empreendimentos também lucrativos. E para atingir esse objetivo, não estão respeitando nem mesmo o princípio de garantia de emprego para todos, em vigor há 35 anos.

Segundo o suplemento “Diário Econômico”, que circula junto com o órgão oficial do partido, Diário do Povo, as empresas chinesas receberam permissão para demitir até 15% de seu pessoal e reduzir salários entre 20 e 30%, se isso implicar em maior lucratividade.

Os economistas chineses esperam, com isso, estimular o aparecimento do que chamam de pequenos empreendedores (o que para nós seriam microempresas), até um total estimado de 11 milhões, que possam absorver futuramente os 100 milhões de camponeses ociosos na zona rural e os 2,7 milhões de jovens desempregados nas grandes cidades. Teoricamente, a tarefa parece viável. Mas na prática não é muito difícil de se questionar sua possibilidade de sucesso.

Entretanto, a observação que os analistas fazem com maior freqüência em relação à China é quanto à estabilidade do seu atual grupo dirigente com mentalidade reformista. Afinal, os principais líderes, especialmente o grande mentor dessa virada no regime, Deng Xiaoping, já contam com provecta idade e desconhece-se quem possa vir a substituí-los em caso de seu desaparecimento.

Outro aspecto a ser levado em conta, é o que se refere à influência da Revolução Cultural sobre os chineses. Dez anos de pregações e militância não se apagam apenas através de decretos, ou de expurgos, ou de simples boas intenções.

Nada garante que não possa haver uma nova virada ideológica entre os 1,1 bilhão de chineses, com os juizes de hoje sendo colocados no banco dos réus de amanhã. Só há uma maneira do processo tornar-se irreversível: é que as novas medidas, em vias de implantação, surtam os efeitos delas esperados e beneficiem a maior quantidade possível de chineses. Caso contrário...

(Artigo publicado na página 9, Internacional, do Correio Popular, em 30 de novembro de 1984).


 Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk   

No comments: