Há uma tendência de considerarmos as instituições mais importantes do que os indivíduos. Tolice! O que conta, sempre, e em qualquer circunstância, é o talento, o trabalho e a capacidade das pessoas. O sociólogo Ronald Nairn fez essa constatação, numa entrevista nos anos 70, quando afirmou: “A riqueza é criação de indivíduos. A imaginação, inteligência, criatividade, habilidade e energia são atributos humanos, não atributos institucionais. As instituições, sobretudo os governos, não criam riqueza, mas podem auxiliar, criando condições nas quais os indivíduos possam ter liberdade de desenvolver seu talento. As instituições devem servir ao homem. Em vez disso, elas chefiam e destroem”. Ainda há quem considere que as pessoas devem abrir mão de sua individualidade em favor de um Estado, de um governo ou de alguma instituição. Trata-se de aberrante equívoco. Daí as distorções que subsistem em todas as partes do mundo.
@@@@@@@@@@@@@@@@
O que comprar:
Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista). – Preço: R$ 23,90.
Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro. – Preço: R$ 20,90.
Como comprar:
Pela internet – WWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.
Em livraria – Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.
Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk
No comments:
Post a Comment