Wednesday, December 28, 2016

O CÉTICO EMPEDERNIDO NÃO TEM A QUE SE APEGAR

À menor frustração, quem é cético empedernido entrega-se ao desânimo, ao desencanto e à inércia e, não raro, se anula. Não tem a que se apegar. Não acredita em nada e ninguém e, principalmente, em si próprio. Charles Templeton nos lembra que “há em nós capacidades e poderes que estão além da nossa compreensão. A fé pode trazer-nos sabedoria para perceber o que podemos fazer e força para fazê-lo”. Claro que é essencial separar o joio do trigo. Ou seja, distinguir fé genuína e eficaz da mera superstição, fruto de imensa e primitiva ignorância. Carl Sagan, em “O mundo assombrado por demônios” (1996), trata a respeito. Adverte sobre as vantagens (e elas existem) e desvantagens (que são muitas) do ceticismo. Um pouquinho dele é salutar e desejável. Mas note bem, só um pouquinho. É o que chamamos de “senso crítico”.  Contudo, o ceticismo tem que ser na medida certa. O difícil é conhecer qual ela é. Complicado é saber os limites do exagero, tanto para mais, quanto para menos. Sagan destaca, no aludido livro: ”Se somos apenas céticos, as novas idéias não conseguem penetrar em nossa mente. Nunca aprendemos nada. Se somos tão abertos a ponto de ser crédulos, não podemos distinguir as idéias promissoras das que pouco valem. Aceitar acriticamente toda noção, idéia e hipótese professada, equivale a não conhecer nada. As idéias se contradizem umas às outras; somente pelo exame cético podemos decidir entre elas”. Mas... Sem exagerar na dose, aduzo e reitero.


@@@@@@@

Livros que recomendo:

“Poestiagem – Poesia e metafísica em Wilbert Oliveira” (Fortuna crítica)Organizado por Abrahão Costa Andrade, com ensaios de Ester Abreu Vieira de Oliveira, Geyme Lechmer Manes, Joel Cardoso, Joelson Souza, Levinélia Barbosa, Karina de Rezende T. Fleury, Pedro J. Bondaczuk e Rodrigo da Costa Araújo – Contato: opcaoeditora@gmail.com  
“Balbúrdia Literária”José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Boneca de pano” - Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Águas de presságio”Sarah de Oliveira Passarella – Contato: contato@hortograph.com.br
“Um dia como outro qualquer”Fernando Yanmar Narciso.
“A sétima caverna”Harry Wiese – Contato:  wiese@ibnet.com.br
“Rosa Amarela” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br
“Acariciando esperanças” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br    

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista).Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internetWWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.

Em livraria:

Edição impressa:
1. Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.
2. Livraria Saraiva.
3. Cia. Dos Livros.
4. Amazon

Edição em e-book:
1.     Editora Barauna
2.     Buscapé
3.     Extra
4.     Travessa
5.     Folhashop
6.     Shopping uol

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk        

No comments: