Monday, December 26, 2016

BACH DESTACOU-SE, NO SEU TEMPO, COMO ORGANISTA E NÃO COMO COMPOSITOR

A incompreensão acompanhou Johan Sebastian Bach, sim, ao longo de toda sua vida. Esta, todavia, limitou-se, apenas, à sua obra, poupando sua pessoa, ao contrário do que ocorreu (e frequentemente ocorre) com outros tantos e tantos gênios. Fez, portanto, poucos estragos em sua pacata vida. Isso deveu-se, possivelmente, ao seu temperamento, bonachão, cordato e avesso a polêmicas e controvérsias.  Bach aceitava passivamente as críticas feitas à sua obra e sequer sofria com elas (ou pelo menos aparentava não sofrer). Sendo gênio (no que hoje é reconhecido consensualmente), ficou conhecido, em sua época, não como o revolucionário compositor que foi, mas somente como bom organista. E isto lhe bastou. Pior para seus contemporâneos, é claro. Passaram para a história com a fama de, no mínimo, terem péssimo gosto, no que se referia à música. Poderiam passar sem esta, caso fossem mais atentos e, sobretudo, justos. É o preço que se paga ao julgar alguém sem que se esteja habilitado para tal.      


@@@@@@@@

Livros que recomendo:

“Poestiagem – Poesia e metafísica em Wilbert Oliveira” (Fortuna crítica)Organizado por Abrahão Costa Andrade, com ensaios de Ester Abreu Vieira de Oliveira, Geyme Lechmer Manes, Joel Cardoso, Joelson Souza, Levinélia Barbosa, Karina de Rezende T. Fleury, Pedro J. Bondaczuk e Rodrigo da Costa Araújo – Contato: opcaoeditora@gmail.com  
“Balbúrdia Literária”José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Boneca de pano” - Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Águas de presságio”Sarah de Oliveira Passarella – Contato: contato@hortograph.com.br
“Um dia como outro qualquer” Fernando Yanmar Narciso.
“A sétima caverna”Harry Wiese – Contato:  wiese@ibnet.com.br
“Rosa Amarela” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br
“Acariciando esperanças” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br    

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista).Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internetWWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.

Em livraria:

Edição impressa:
1. Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.
2. Livraria Saraiva.
3. Cia. Dos Livros.
4. Amazon

Edição em e-book:
1.     Editora Barauna
2.     Buscapé
3.     Extra
4.     Travessa
5.     Folhashop
6.     Shopping uol       

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk  

No comments: