Sunday, December 25, 2016

INCOMPREENSÃO, QUASE SEMPRE, ACOMPANHA OS GÊNIOS

Vincent Van Gogh, torturado pelos demônios interiores, reflexos de sua genialidade, foi um dos gênios vítima da má vontade dos contemporâneos. Terminou seus dias confinado a um hospício, onde morreu. Paul Gauguin – que apenas quando quarentão descobriu que trazia em si a magnífica chama da genialidade – desorientado e confuso, se desfez de tudo o que tinha, largou o emprego, abandonou mulher e filhos e saiu pelo mundo, como o célebre personagem de Miguel Cervantes, o Dom Quixote, a duelar com dragões imaginários (na verdade moinhos de vento), terminando seus dias como mendigo, doente e desamparado, nas exóticas ilhas dos Mares do Sul. Exemplos de incompreensão e dos resultados desastrosos dela advindos, abundam. Como o caso de Fedor Dostoievsky, em permanente conflito com seus fantasmas e com uma legião de credores a acossá-lo o tempo todo com cobranças e que não se importavam nem um pouco com suas agruras financeiras. Levaram-no, inclusive, em diversas oportunidades às barras dos tribunais. O magnífico escritor russo escapou ileso de uma sentença de morte por fuzilamento (que chegou a ser encenado com a utilização de pólvora seca em vez de balas a título de “lição”) e que viveu longo confinamento no que denominou de “casa dos mortos”, na remota e de clima para lá de inclemente da Sibéria. O fim material dos gênios, volta e meia, é trágico. E, obviamente, injusto.


@@@@@@@

Livros que recomendo:

“Poestiagem – Poesia e metafísica em Wilbert Oliveira” (Fortuna crítica)Organizado por Abrahão Costa Andrade, com ensaios de Ester Abreu Vieira de Oliveira, Geyme Lechmer Manes, Joel Cardoso, Joelson Souza, Levinélia Barbosa, Karina de Rezende T. Fleury, Pedro J. Bondaczuk e Rodrigo da Costa Araújo – Contato: opcaoeditora@gmail.com  
“Balbúrdia Literária”José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Boneca de pano” - Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Águas de presságio”Sarah de Oliveira Passarella – Contato: contato@hortograph.com.br
“Um dia como outro qualquer”Fernando Yanmar Narciso.
“A sétima caverna”Harry Wiese – Contato:  wiese@ibnet.com.br
“Rosa Amarela” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br
“Acariciando esperanças” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br    

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista).Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internetWWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.

Em livraria:

Edição impressa:
1. Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.
2. Livraria Saraiva.
3. Cia. Dos Livros.
4. Amazon

Edição em e-book:
1.     Editora Barauna
2.     Buscapé
3.     Extra
4.     Travessa
5.     Folhashop
6.     Shopping uol       

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk  

No comments: