Thursday, December 22, 2016

GÊNIOS, QUASE SEMPRE, SÃO INCOMPREENDIDOS PELOS CONTEMPORÂNEOS

Eu poderia citar opiniões apaixonadas, a propósito de Johan Sebastian Bach, de dezenas, centenas, talvez milhares de consagrados compositores (clássicos e populares) e instrumentistas, tempo e mundo afora. Como, por exemplo, o que Heitor Villa Lobos afirmou a propósito, para justificar sua reverência: “A música de Bach é um fundo folclórico de todas as nações”. Só não a aprecia quem não a conhece ou quem tem péssimo gosto estético (se não nenhum) para essa arte tão complexa e bela. Li várias biografias a seu respeito e anotei uma série de peculiaridades. Todas, no entanto, são unânimes num ponto: em reconhecer sua genialidade. Os gênios têm uma característica comum, não importa a área em que atuem, que é sumamente injusta para com eles, posto que até explicável. Sofrem uma espécie de maldição que lhes pesa sobre a cabeça: a de serem incompreendidos pelos contemporâneos. Claro que não se trata de nenhuma regra e mesmo que se tratasse, comportaria, claro, exceções, e essas há até em razoável quantidade. Estatisticamente, porém, pelo menos os gênios cujas biografias conheço, tiveram essa marca de incompreensão.


@@@@@@

Presente de Natal

Dê às pessoas que ama e admira o melhor dos presentes neste Natal: presenteie com livros. Dessa forma, você será lembrado não apenas o ano todo, mas por toda a vida.

Livros que recomendo:

“Poestiagem – Poesia e metafísica em Wilbert Oliveira” (Fortuna crítica)Organizado por Abrahão Costa Andrade, com ensaios de Ester Abreu Vieira de Oliveira, Geyme Lechmer Manes, Joel Cardoso, Joelson Souza, Levinélia Barbosa, Karina de Rezende T. Fleury, Pedro J. Bondaczuk e Rodrigo da Costa Araújo – Contato: opcaoeditora@gmail.com  
“Balbúrdia Literária”José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Boneca de pano” - Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Águas de presságio”Sarah de Oliveira Passarella – Contato: contato@hortograph.com.br
“Um dia como outro qualquer”Fernando Yanmar Narciso.
“A sétima caverna” Harry Wiese – Contato:  wiese@ibnet.com.br
“Rosa Amarela” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br
“Acariciando esperanças” – Francisco Fernandes de Araujo – Contato: contato@elo3digital.com.br    

Com o que presentear:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista). – Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internetWWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.

Em livraria

Edição impressa:
1. Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.
2. Livraria Saraiva.
3. Cia. Dos Livros.
4. Amazon

Edição em e-book:
1.     Editora Barauna
2.     Buscapé
3.     Extra
4.     Travessa
5.     Folhashop
6.     Shopping uol       

Acompanhe-me pelo twit6ter: @bondaczuk  

No comments: