Friday, September 01, 2017

Bem-sucedida missão de diálogo

Pedro J. Bondaczuk

O pré-candidato democrata às eleições presidenciais norte-americanas, reverendo Jesse Jackson, é um emérito negociador. E mais uma vez comprovou isso no giro que fez pelqa América Central e Caribe, que terminou ontem, com seu regresso aos Estados Unidos, na companhia de 48 pessoas que estavam presas em Cuba. Dessas, 22 são cidadãs norte-americanas e 26 prisioneiras políticas cubanas.

Em todos os países por onde passou (e foi, justamente, naqueles com os quais Washington tem problemas) deixou uma imagem de homem conciliador (consciente das dificuldades existentes no continente), sobretudo de um líder aberto ao diálogo. Em El Salvador, manteve reunião cordial com o presidente salvadorenho José Napoleón Duarte e com outras forças vivas daquele país, como empresários e religiosos. O mesmo fato se repetiu no Panamá, no contato que teve com Jorge Illueca e, finalmente em Cuba, a parte mais difícil da sua missão, que ele desempenhou com pleno êxito.

A sinceridade desse pastor negro impressionou vivamente o líder cubano, Fidel Castro, que lhe prestou calorosa recepção. E Jackson não saiu de mãos vazias de Havana. Obteve a libertação de 48 prisioneiros e a certeza que os dirigentes de Cuba não são tão impermeáveis ao diálogo. Outro ponto a seu favor foi a promessa de Castro de retirar 20 mil soldados cubanos que estão atualmente em Angola, fato que propiciaria a independência da África do Sudoeste, mais conhecida como Namíbia.

Finalmente, em Manágua, teve palavras brandas e confortadoras para com os sandinistas, demonstrando sua confiança de que os nicaraguenses saberão encontrar uma saída democrática para seus atuais problemas, com a realização, em novembro, de eleições presidenciais limpas, capazes de devolver a tranquilidade e a concórdia para aquele sofrido povo.

Embora fora do páreo para a sua postulação pela candidatura democrata, Jackson tem um considerável “cacife” político,. Com o qual pode negociar na convenção do seu partido, do mês que vem, na cidade californiana de São Francisco. A prevalecer a sua enorme capacidade de negociador, não tenham dúvidas, a América Latina vai ouvir falar muito sobre esse pastor em caso da derrota eleitoral de Ronald Reagan, que postula a reeleição. E a menos que esse espírito conciliador não tenha passado de encenação eleitoral (no que não acreditamos), os latino-americanos vão poder contar, por pelo menos quatro anos, com um importante aliado para a superação de seus graves problemas políticos, econômicos, sociais e institucionais e não mais com um verdugo que lhes causa tantas aflições.


(Artigo publicado na editoria Internacional do Correio Popular, em 29 de junho de 1984).

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk            

No comments: