Saturday, September 23, 2017

A passos de tartaruga


Pedro J. Bondaczuk


O País está mudando para melhor, afirmam amiúde os políticos, em especial os ligados ao governo. Pode ser, mas se as mudanças estão acontecendo, são a passos de tartaruga, muito lentas e quase imperceptíveis. O que pode ter mudado é a retórica e a ênfase dada a determinados problemas, que continuam sendo "empurrados com a barriga", mas não resolvidos.

Uma rápida olhada no noticiário dos últimos dias revela as mesmas mazelas de sempre, tanto dos homens públicos, quanto de instituições e da sociedade. Na área da saúde, por exemplo, o caos continua instalado.

Há falta de vacina, há imunizante contaminado tendo que ser recolhido, há bebês morrendo em berçários em quantidades além das normais para o País --- aliás detentor de altíssima mortalidade infantil --- em hospitais de Boa Vista, Fortaleza, Vitória, Maceió e Niterói.

Não bastasse isso, a cada dia surgem mais notícias sobre os resultados catastróficos das carências hospitalares. Quem sofre, evidentemente, é sempre a camada de baixa renda, que não pode bancar um plano de saúde, nem mesmo o mais modesto deles.

Quanto à corrupção, embora seja caso ainda para se investigar e não se possa fazer prejulgamentos, vem à tona nova denúncia contra a malfadada Comissão do Orçamento. Desta vez, o denunciante não foi a imprensa, mas o ministro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis, Gustavo Krause.

O denunciado é o deputado Pedrinho Abrão (PTB-GO), líder do partido na Câmara. O parlamentar teria tentado receber 4% de comissão para manter no orçamento de 1997 os recursos para a construção de uma barragem no Ceará. Compete ao Congresso dar satisfação à opinião pública, até para preservar sua imagem, que nesta legislatura não estava tão má quanto nas anteriores.

Mas a sociedade não está isenta de corrupção. Prova disso é a descoberta, por parte da Fundação Cesgranrio, da fraude no vestibular envolvendo pelo menos 77 estudantes. Eles faziam prova utilizando relógios de fabricação suíça que funcionavam como receptores de mensagens numéricas luminosas correspondentes às respostas do gabarito. Cinqüenta e oito desses dispositivos já foram apreendidos.

E o que dizer da polícia? O que falar dos casos de tortura denunciados ou comprovados? Como encarar o episódio do menino Deivyson André da Silva, que garantiu haver sido seqüestrado e mantido cativo por dois anos e sete meses, quando tudo indica que não foi?

A polícia não entendeu assim e, precipitadamente, sem a devida apuração, prejulgou e prendeu Geovan Joaquim da Silva e Amarildo Batista Fernandes, que foram espancados, torturados e violentados na cadeia pelos presos. E a tortura dos falsos autores do assalto e dos assassinatos do Bar Bodega? Se o País está mudando, quase nem dá para notar...


(Artigo escrito em 5 de dezembro de 1996)



Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: