Sunday, May 24, 2015

É válida nossa participação em academias de letras, tipo de instituição voltado, basicamente, à preservação da memória dos seus integrantes? Para muitos, ser acadêmico não passa de mera manifestação de vaidade. Discordo. É reconhecimento de méritos. O fato de alguém fazer parte de alguma academia de letras o torna melhor escritor do que quem nunca sequer passou em frente a nenhuma delas? Não, mas reconhece-lhe o talento. Creio na validade de se pretender ser acadêmico, já que essas instituições não se destinam, apenas, a “massagear o ego” de seus membros, como os desavisados (e os invejosos) afirmam. A maioria promove cursos, palestras, exposições de artes e outros tantos eventos culturais, importantes para qualquer cidade de qualquer país. Os acadêmicos, portanto, (salvo exceções, claro), não satisfazem aquele surrado estereótipo, ou seja, o de um bando de velhinhos que se reúne para o chazinho das cinco e para jogar conversa fora. Se vocês pensam que é isso, esqueçam. Não é! Ademais, as academias são garantias de preservação da memória literária de um povo. Daí seus membros serem chamados de “imortais”. E em certo aspecto (neste, em particular), de fato são. Parabenizo, pois, comovido a Academia Campinense de Letras, á qual tenho o privilégio e a honra de integrar, que neste mês de maio completa 59 anos de profícua existência.

@@@@@@@@@@

Livros que recomendo:

“Balbúrdia Literária”José Paulo Lanyi – Contato: jplanyi@gmail.com
“A Passagem dos Cometas” – Edir Araújo – Contato: edir-araujo@hotmail.com
“Aprendizagem pelo Avesso”Quinita Ribeiro Sampaio – Contato: ponteseditores@ponteseditores.com.br
“Um dia como outro qualquer” – Fernando Yanmar Narciso.  

O que comprar:

Cronos e Narciso (crônicas, Editora Barauna, 110 páginas) – “Nessa época do eterno presente, em que tudo é reduzido à exaustão dos momentos, este livro de Pedro J. Bondaczuk reaviva a fome de transcendência! (Nei Duclós, escritor e jornalista).Preço: R$ 23,90.

Lance fatal (contos, Editora Barauna, 73 páginas) – Um lance, uma única e solitária jogada, pode decidir uma partida e até um campeonato, uma Copa do Mundo. Assim como no jogo – seja de futebol ou de qualquer outro esporte – uma determinada ação, dependendo das circunstâncias, decide uma vida. Esta é a mensagem implícita nos quatro instigantes contos de Pedro J. Bondaczuk neste pequeno grande livro.Preço: R$ 20,90.

Como comprar:

Pela internetWWW.editorabarauna.com.br – Acessar o link “Como comprar” e seguir as instruções.
Em livraria Em qualquer loja da rede de livrarias Cultura espalhadas pelo País.        

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk 

No comments: