Thursday, December 22, 2011







Seis anos de realizações

Pedro J. Bondaczuk

A TV Campinas está completando neste mês o seu sexto ano de bons serviços prestados à cidade que lhe empresta o nome e a toda esta próspera região do Estado. É um acontecimento que merece registro e até mesmo algumas considerações a mais. A televisão (e isso não é novidade para ninguém) é o veículo de comunicação mais ágil e eficaz para promover a integração entre pessoas. Seu papel exato ainda não foi dimensionado em todas as suas potencialidades. Não se presta, como muitos ainda erroneamente pensam, apenas ao lazer, à diversão, a uma atração amena que sirva para nosso entretenimento antes da nossa hora de dormir. Sua função vai muito além.

A luminosidade da tela de um receptor tem um poder hipnótico, que centraliza a nossa atenção e mantém nossos principais sentidos de percepção da realidade alertas. Através dela, temos mais condições de aprender, de adquirir novos hábitos, de mudar nossos comportamentos. Até mesmo quando estamos assistindo à nossa novela predileta, estamos aprendendo alguma coisa. Muitas vezes (ou quase sempre), não temos a mínima consciência disso. Mas nossos olhos e ouvidos estão captando tudo o que é veiculado, mesmo o que à primeira vista é imperceptível, e registrando essas informações em nosso cérebro. Por essa razão, qualquer aprendizado obtido através do vídeo permanece por mais tempo na memória.

Por causa dessa facilidade de interferir, subconscientemente, em nosso comportamento, as pessoas incumbidas de preparar o material que irá ao ar têm sobre si uma enorme responsabilidade. Precisam ter um imenso critério ao selecionar as imagens. Buscar os melhores ângulos que espelhem com exatidão a realidade que pretendem mostrar. Um mínimo deslize, a menor tentativa de falsear a verdade, acabam sendo percebidos até pelo mais desatento dos telespectadores, embora muitas vezes ele não tenha, na hora, a percepção desse fato.

É nesse aspecto, o do extremo cuidado com a edição, com a forma de transmissão da notícia, que os três jornais veiculados diariamente pela TV Campinas merecem todos os elogios. Além, é claro, deles abrirem um permanente e amplo canal comunicativo para que a nossa região, outrora tão carente de contato, se conheça a si mesma e passe a atuar de maneira coordenada, visando a solucionar os problemas que a afetam. Até há seis anos, para que pudéssemos conhecer alguma coisa a respeito de Piracicaba, por exemplo, seria necessário que nos deslocássemos pessoalmente para aquela cidade. E vice-versa. Muita gente que não podia, por um motivo ou outro, sair de Campinas, não conhecia nada daquele município. Hoje, não apenas estamos inteirados das potencialidades econômicas e do progresso dos piracicabanos, mas conhecemos os seus problemas, as suas carências e as suas reivindicações. E constatamos que eles sâo idênticos aos nossos.

Mas há uma outra área em que a TV Campinas contribuiu bastante para o seu desenvolvimento. É a da comunicação, valorizando os profissionais campineiros, revelando novos valores e abrindo campo para que eles alçassem vôos mais altos, rumo às grandes redes. Isso trouxe um avanço qualitativo ao jornalismo da cidade. Permitiu que os novos comunicadores, recém saídos da faculdade, passassem a aspirar pelo ingresso na televisão e que, por conseqüência, procurassem aprimorar seus talentos para tanto. Além, é claro, de criar um novo espaço no campo profissional, o que é sempre benvindo.

Mas a TV Campinas não se isolou da população, numa posição elitista e inacessível. Pelo contrário, chegou cada vez mais junto a ela, marcando presença em todos os grandes momentos da vida da comunidade. Expressando suas alegrias e tristezas. Dando voz e imagem às suas idéias e suas reivindicações. Foi além. Procurou o contato com a juventude, através do estímulo à prática do esporte. Podemos mencionar, de memória, três promoções da emissora, na área esportiva, apenas no restrito espaço de um ano. Promoveu, por exemplo, o campeonato regional de futebol de salão, congregando a mocidade de diversos municípios de nossa região. Nessa mesma linha estiveram o "Enduro das Águas" e a prova pedestre realizada em 1984. Todas essas iniciativas, frise-se, coroadas de pleno êxito, com os seus objetivos alcançados integralmente.

Por tudo aquilo que a TV Campinas significa atualmente para a comunidade e pelo imenso potencial que possui (e que certamente ainda vai desenvolver), a data da passagem do seu sexto aniversário não poderia passar sem uma referência. E toda essa imensa família, representada por diretores, redatores, narradores, repórteres, iluminadores, cinegrafistas, técnicos de som e muitos outros que prestam, de uma maneira ou outra, serviços a essa empresa, merecem as melhores congratulações de toda a cidade. Pelo trabalho sério e altamente profissional que realizam. Pelo cumprimento exemplar da tarefa de bem informar a uma população de quase 2,5 milhões de pessoas, em mais de cinqüenta municípios. E, principalmente, por projetar Campinas em âmbito nacional, veiculando, através da Rede Globo, tudo o quanto de construtivo nós realizamos. Parabéns TV Campinas.

(Artigo publicado na página 20, Arte & Variedades, do Correio Popular em 4 de outubro de 1985)

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: