Thursday, December 15, 2011







Por dentro da TV


TV TUTTI-FRUTTI AINDA MAIS DINÂMICA

O programa TV Tutti-Frutti, que a Rede Bandeirantes apresenta, de segunda a sábado, no horário das 17h15, é uma das melhores coisas que já surgiram em nossa televisão. Para comprovar isso (e nós já mencionamos aqui este fato, mas não custa repetir), foi premiado, por unanimidade, pela Associação Paulista dos Críticos de Arte, como a melhor produção infantil de 1983.

Agora, o seu genial criador, Ely Barbosa, resolveu fazer algumas modificações, que vão tornar o programa melhor ainda. Por exemplo, vai mudar a sua temática, não apresentando mais quadros fixos. Ao invés disso, mostrará histórias, com a participação de todos os personagens fixos da cidade de Hortolândia.

A intenção de Ely Barbosa é movimentar ainda mais o programa, dar-lhe maior dinamismo, prendendo, dessa forma, a atenção da meninada até o seu final. Tudo dentro de um clima sadio, em que nenhuma sugestão de violência é passada para as crianças. Aliás, a respeito disso, Ely tem a seguinte posição: "Todos os meus personagens são divertidos e não violentos. Eu sou frontalmente contra essa agressão que é passada para a criança, através de personagens que vivem brigando, perseguindo, atirando e matando. Como desenhista que fala para a infância, eu acho que devo colaborar com a criança, deixando um resíduo positivo".

Essa declaração Ely deu ao "Jornal da Tarde", em 19 de agosto do ano passado. E quem acompanha diariamente o TV Tutti-Frutti, sabe que isso é verdadeiro, É por essas e outras que esse é um programa que eu recomendo a todos, sem qualquer espécie de ressalva.

"CIRCO ALEGRE" MAIS CEDO

A TV Manchete fez uma nova mudança na sua programação nesta semana. Introduziu, no horário das 12h05, um programa educativo e trocou de posição o "Circo Alegre" com o "Manchete Shopping Show". O primeiro, que era apresentado às 15 horas, passa para as 13 horas e vice-versa. Dessa maneira, a meninada poderá encontrar-se com Carequinha e Rolinha um pouco mais cedo. O programa é um autêntico circo, com trapezistas, mágicos, palhaços e todas as atrações típicas dessa forma de espetáculo.

BALLET NA CULTURA

A Rádio e Televisão Cultura apresenta, hoje, às 23 horas, uma boa programação para os amantes de ballet. Trata-se do "Ballet Sina", com coreografia a cargo de Lia Robato e baseada nos ritos da Paixão de Cristo, inspirada nas manifestações religiosas populares de Salvador. A Bahia, não é novidade para ninguém, é riquíssima nesse tipo de tradição, mas fora do âmbito estadual, pouca gente conhece esse verdadeiro acervo cultural, totalmente nosso, com raízes bem brasileiras. Está aí, portanto, uma oportunidade rara para você tomar contato com esses ritos, de uma maneira refinada, assistindo ao Grupo de Dança da Universidade Federal da Bahia. A música é de Lindemberg Cardoso, baseada em citações de Machau e Mozart.

(Coluna escrita por mim, sem assinar, publicada na página 18, editoria TEVÊ, do Correio Popular, em 27 de janeiro de 1984).

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: