Tuesday, June 20, 2006

TOQUE DE LETRA




Pedro J. Bondaczuk



DEFINIÇÕES CONFIRMAM PROGNÓSTICOS

Hoje foram decididos os grupos A e B, na fase de classificação da Copa do Mundo e não houve nenhuma surpresa. Classificaram-se, e nas posições previstas por todo mundo antes do início da competição, os favoritos, que haviam sido apontados quase que por unanimidade. Que a Alemanha passaria por essa fase com 100% de aproveitamento não seria surpresa nem para o mais leigo dos leigos em futebol. E não deu outra. No seu grupo, o segundo melhorzinho, mas não muito, era o Equador. E foi a seleção que ficou, de fato, com a segunda vaga. Os equatorianos mostraram, hoje, diante da dona da casa, que apesar de terem evoluído, não passam ainda de meros coadjuvantes, sem maiores aspirações em termos mundiais. Perderam por 3 a 0 para a Alemanha e devem se dar por satisfeitos, porquanto o placar poderia ser mais elástico ainda e poderiam sair de campo absolutamente humilhados. Polônia e Costa Rica fizeram o “clássico da ruindade” e os poloneses se despediram, pelo menos, com uma (única e discreta) vitória por 2 a 1.

MESMO FUTEBOL DE SEMPRE

O futebol inglês continua o mesmo de sempre: baseado em chuveirinhos, força física, trancos e chutes de fora da área. Apesar da crítica especializada (nem tanto) tentar encher sua bola, não vi nada de especial nessa seleção, nos três jogos que disputou, no grupo B, com adversários fraquíssimos, que foram para a Copa do Mundo apenas para fazer figuração. Os ingleses venceram o Paraguai (em decadência) graças a um gol contra do zagueiro Gamarra, no comecinho do jogo. Fizeram 2 a 0 em Trinidad e Tobago, com quem estavam empatando até quase 40 minutos do segundo tempo, num sufoco tremendo. E quando pegaram uma seleção só um pouquinho mais organizada, mas limitadíssima, como é a Suécia, empataram, na bacia das almas, por 2 a 2, e conseguiram escapar, mas por muito pouco, de um confronto com a Alemanha nas oitavas-de-final. Muito sabichão, que anda falando cobras e lagartos da Seleção Brasileira, não atentou para o fato de que, exceção da Argentina, ninguém jogou absolutamente nada nesta fase de classificação. No outro jogo do grupo, o Paraguai despediu-se pelo menos com dignidade, ao derrotar Trinidad e Tobago por 2 a 0. Só faltava não ganhar essa!

CABEÇA-DE-BAGRE FAZ HISTÓRIA

Coube a um cabeça-de-bagre sueco, que nem titular da sua seleção era no início da competição, fazer história, hoje, no jogo entre Suécia e Inglaterra. Não que o gol feito por Albach mudasse a classificação do grupo. Não mudou! E sua equipe, a contragosto, terá que enfrentar a indigesta Alemanha, nas oitavas-de-final, com tudo para voltar para casa mais cedo. Ainda assim, Albach fez história. E sabem por que? Foi dele o gol de número 2.000, entre os marcados em todos os mundiais, desde o de 1930, disputado no Uruguai. Coisas do futebol! Sem querer desmerecer o avante sueco, essa marca histórica mereceria ter ficado nas mãos de um Saviola, de um Ronaldinho Gaúcho, de um Roben ou de um Shevchenko. Todavia, enquanto existir Copa do Mundo, os historiadores e os amantes de estatísticas e de curiosidades vão sempre se lembrar deste tremendo cabeça-de-bagre que, com o tempo, é capaz, até, de virar lenda.

“LOS HERMANOS” COM OS PÉS NAS COSTAS

O chamado “Grupo da Morte”, o C, acabou se revelando o mais óbvio de todos desta Copa do Mundo. Fico admirado como a imprensa especializada chegou a pôr em dúvida que Argentina e Holanda iriam se classificar, e com tremenda facilidade! Por isso, não me assusto quando eles fazem previsões sombrias para a Seleção Brasileira. Não sabem coisíssima alguma! É como o Felipão disse, num desabafo, após a vitória de Portugal sobre Angola por um magro 1 a 0, sobre os cronistas esportivos: “É capaz deles nem saberem que a bola é redonda”. A partida de amanhã, entre Argentina e Holanda, que em outras circunstâncias poderia ser um clássico para matar cardíacos, promete ser um joguinho de compadres, que não vai valer coisa alguma. “Ah, mas vai decidir quem será o primeiro do grupo”, dirá algum chato, buscando dar ao jogo a importância que ele não tem. E daí? Tanto faz a argentinos e holandeses enfrentarem portugueses ou mexicanos, e vice-versa, indiferentemente. Nenhum deles é páreo para os dois selecionados. E a segunda partida então? Vai envolver as desclassificadas Costa do Marfim e Sérvia-Montenegro, para efeito, apenas, de estatística. E pensar que este era o tão apregoado “Grupo da Morte”!

REMOTAS CHANCES DE ANGOLA

No Grupo D, a emoção depende do “se”. Ou seja, “se” Angola derrotar o Irã por 3 a 0 e o México perder para Portugal, os angolanos ficarão com a segunda vaga para as oitavas-de-final. Aposto, e dou lambuja, como isto não vai acontecer. Que a seleção comandada por Luiz Felipe Scolari seja favorita diante dos mexicanos, não tenho dúvidas. O que não creio é que essa inocente e tosca equipe angolana tenha capacidade para tamanha façanha. É certo que o futebol, não raro, apronta enormes surpresas. Mas tudo tem um limite. Principalmente nesta Copa do Mundo, caracterizada pela previsibilidade. México e Portugal, contudo, não serão páreos para a Argentina ou Holanda, seja lá quem vai pegar quem. Já fizeram seus papéis de coadjuvantes na competição e resta-lhes, somente, saírem dela com uma certa dignidade. Será que houve, mesmo, sorteio, para definir os grupos? As coisas ficaram fáceis demais para a Alemanha para terem sido frutos apenas do mero acaso.

CONFIANÇA TOTAL NO BRASIL

Li e ouvi tanta besteira sobre a Seleção Brasileira, nos jornais, revistas, sites da internet e emissoras de rádio e televisão, que fico com raiva de mim mesmo por ter perdido tanto tempo. O tom dos comentários, sem exceção, é de catastrofismo. Já estão dando os pentacampeões como eliminados por antecipação nas oitavas-de-final, como se isso já fossem favas contadas. O pior é que depois que suas previsões não se concretizarem (e não vão), esses babacas não terão humildade para reconhecer que erraram. E todas essas críticas e previsões vêm sendo feitas só porque os comandados de Carlos Alberto Parreira não deram show de bola nos jogos contra a Croácia e Austrália! Aliás, o torcedor brasileiro está pessimamente acostumado. A ele não basta mais que a seleção vença, mas que humilhe, massacre e pisoteie os adversários. Muitas das seleções que entraram “voando” na fase de classificação, vão virar o fio na etapa decisiva e voltar mais cedo para casa. Correndo o risco de cair em ridículo, ouso afirmar que o Brasil chegará às finais da Copa do Mundo. E aí...seja o que Deus quiser.

RESPINGOS...

· Não gostei da indicação do árbitro francês, Eric Poulat, para apitar o jogo do Brasil contra o Japão. Cheguei a vê-lo em alguns jogos do Campeonato Francês e achei-o muito fraco.
· Quatro dos principais times da Itália, Juventus, Milan, Fiorentina e Lazio, estão ameaçados de rebaixamento, acusados de fazerem “marmelada” para beneficiar apostadores na loteria esportiva italiana.
· O Guarani apresentou, hoje, mais três reforços para o Campeonato Brasileiro da Série B. São eles o lateral Parral e o meia Elton, vindos do Paraná Clube e o goleiro Deola, do Palmeiras B.
· Valeu a torcida. Sebastião Lapola foi definido como o novo diretor de futebol da Ponte Preta, na vaga deixada por Marco Antonio Eberlim. Este conhece!
· A Ponte Preta apresentou, hoje, uma jovem promessa vinda do Norte do País. Trata-se do atacante Daniel, do Clube do Remo, que chega ao Majestoso com excelentes referências. Como pontepretano apaixonado que sou, só posso desejar-lhe toda a sorte do mundo!

* E fim de papo por hoje. Entre em contato, para críticas e sugestões.


pedrojbk@hotmail.com

No comments: