Thursday, June 08, 2006

REFLEXÃO DO DIA


Tempos atrás, li um instigante texto de Stephen Leacock, que diz: "Quão estranha essa procissão da vida! A criança diz: quando eu crescer. Mas que significa isso? Já crescido, o menino diz: quando eu for moço. E depois de moço, diz: quando eu me casar. Mas, afinal de contas, que significa, nesse caso, o matrimônio? A idéia muda para: quando eu me aposentar. E, por fim, quando chega a aposentadoria, ele olha para trás, para o trajeto percorrido; um vento frio parece varrer o terreno; sem saber como, ele o perde de vista e tudo se vai. Muito tarde aprendemos que a vida consiste em viver, na substância de cada dia e de cada hora". O poeta Carlos Nejar, com a sensibilidade dos que intuem a verdade, nos lega estes belíssimos versos: "Testamento não fiz/mas minha competência/é estar na vida/mesmo não estando,/é ser por excelência/o muito que ela ensina/e o pouco que ela aceita".

No comments: