Friday, June 09, 2006

TOQUE DE LETRA



Pedro J. Bondaczuk



ALEMANHA PRIORIZA ATAQUE

A Alemanha, pelo menos no jogo de estréia, hoje, contra a limitadíssima Costa Rica, mostrou que a opção do seu treinador, Jüergen Klinsman, pelo ataque, é para valer. Confesso que não vi nada de excepcional no futebol dos donos da casa. Notei, sim, uma defesa limitada, pesadona, que joga em linha e que vai proporcionar muitas emoções (negativas, claro), aos seus torcedores. Nas duas únicas oportunidades em que a seleção centro-americana se atreveu a partir para o ataque, fez dois gols. Apesar de tudo, acho que 4 a 2 para a Alemanha foi pouco, pelo domínio que exerceu em todo o jogo. O destaque da equipe alemã foi o seu lateral-esquerdo Lahm, autor do primeiro (e belo) gol e que deitou e rolou pelo seu setor. Já Miroslav Klose apenas confirmou o que todos já sabem: que se trata de um matador. Na copa passada ele havia sido o destaque do ataque germânico. Hoje, fez dois gols e saiu na frente em busca da artilharia da competição. Poderia, até, ter feito mais, pela fragilidade do adversário. Apesar de jogar em casa, ficarei extremamente surpreso se a Alemanha chegar à final.

ESPANCARAM A BOLA

O segundo jogo da rodada de abertura da Copa do Mundo, em que o Equador venceu a Polônia por 2 a 0, foi fraquíssimo, no aspecto técnico. Foi um festival de caneladas digno das peladas de fim de semana em qualquer parte do mundo ou de um jogo de solteiros e casados aqui do bairro. As duas equipes espancaram a coitada da bola, que até ficou quadrada, de tanto apanhar, no final da partida. Espero que esta não seja um “avant-premiere”, uma espécie de amostra da qualidade do futebol a ser apresentado neste mundial. Só não entendo como a Polônia derrotou a Croácia, em recente amistoso, por 3 a 0! Ou os croatas estão escondendo, demais, o seu jogo, para tapear os brasileiros, ou serão o saco de pancadas desta Copa. Acredito, claro, na primeira hipótese. Já o Equador jogou aquele mesmo futebol mascado, enrolado e chato que apresentou nas eliminatórias, com o qual conseguiu derrotar Argentina e Brasil. Apesar dos pesares, estou certo que os equatorianos passarão para a fase seguinte, quando, então, serão mandados de volta para casa.

JOGO INTERESSANTE

A rodada de amanhã da Copa do Mundo marca, logo no primeiro jogo, um confronto entre duas escolas diferentes, a européia e a sul-americana. Ou seja, Inglaterra e Paraguai. Em tese, deve ser um jogo dos mais interessantes, salvo engano. Os ingleses são apontados por muitos como um dos favoritos a chegar à final. Trata-se (pelo menos no papel) do melhor selecionado que eles já formaram nos últimos 40 anos. Não creio que passem das quartas-de-finais. Já o Paraguai mescla veteranos com a nova geração, aquela que obteve a medalha de prata nas Olimpíadas de Atenas, derrotada, apenas, pela Argentina nas finais. Não arrisco nenhum palpite, apesar do nítido favoritismo da Inglaterra, que parece viver um melhor momento. Pelo que pude observar, este Paraguai atual é inferior ao de 2002 e está bem abaixo daquele de 1998, que deu um calorão na França.

PARA FAZER SALDO

O segundo jogo de amanhã, entre a Suécia e Trinidad e Tobago, é uma oportunidade de ouro para os suecos fazerem saldo de gols, com uma bela goleada. Qualquer coisa diferente disso, confesso, será uma enorme surpresa. Duvido que o selecionado nórdico sofra qualquer tropeço. Um empate, será uma zebra enorme. Uma derrota? Nem pensar! São, como ocorreu com Polônia e Equador, duas seleções apenas coadjuvantes, sem qualquer aspiração mais ousada na competição. Os suecos podem aspirar, no máximo, a chegar nas quartas-de-finais. Já as pretensões da seleção caribenha, certamente, são a de tomar o menor número de gols possível e, se der, beliscar um ou dois golzinhos a favor, antes de voltar para casa.

SEM SUSTOS PARA LOS HERMANOS

Finalmente, o terceiro jogo de amanhã marca a estréia de “los hermanos”, a Seleção Argentina, favoritíssima a chegar não somente às finais mas, até, se o Brasil bobear e ficar pelo meio do caminho, para beliscar o título. Não acredito em surpresas, até porque, os argentinos, certamente, estão vacinados com o que aconteceu em 2002 e não vão cair duas vezes no mesmo buraco. O adversário, a Costa do Marfim, embora tenha uma seleção razoável, está fazendo sua estréia em mundiais. O máximo que pode fazer é endurecer o jogo e perder, apenas, por 1 ou 2 a zero. Nem isso creio que vá conseguir! Os argentinos, pelo menos no papel, contam com 23 jogadores quase do mesmo nível técnico, a exemplo dos brasileiros, e têm tudo para um início arrasador.

FENÔMENO CULPA A IMPRENSA

Ronaldo, o Fenômeno, acusou a imprensa de estar fazendo drama em torno dele, dando dimensões de tragédia aos pequenos incidentes que o envolveram desde a apresentação dos jogadores da Seleção Brasileira em Wegis. Foi assim que o craque reagiu à pergunta que o presidente Lula fez, ontem, em teleconferência, a Carlos Alberto Parreira, sobre se ele estava gordo ou não. Aproveitou para se queixar do auê feito em torno da sua ida a uma boate suíça num dia de folga, da questão das bolhas nos pés e da febre que o acometeu e que o afastou dos treinos de ontem (voltou a treinar hoje). É o preço da fama, Ronaldo! Não há como fugir disso! Tudo o que se refira ao Fenômeno, por mínimo que seja, é, de fato, do interesse do público. E a imprensa apenas cumpre a sua obrigação. Desenvolve o seu papel, que é o de informar.

RESPINGOS...

· Causou surpresa a contratação do substituto de Waguinho Dias por parte do Guarani. Quando todos esperavam Márcio Bittencourt, ou Giba, ou Luiz Carlos Barbieri ou mesmo Vadão, o torcedor bugrino caiu da cadeira quando se anunciou que o novo técnico seria Carlos Gainete Filho.
· Continuam circulando pela cidade os rumores sobre o desmanche do time da Ponte Preta para a seqüência do Campeonato Brasileiro. Pelo menos metade dos nomes citados, porém, como estando de saída do clube, com certeza vai continuar. Na falta de notícia, vale a especulação. E vale, igualmente, o posterior desmentido, claro.
· Está difícil, dificílimo, conseguir qualquer notícia concreta sobre os times brasileiros, neste período de recesso dos campeonatos internos. Até porque, os jogadores de todos os clubes estão em gozo de férias, pelo menos até o próximo dia 19 de junho. Até lá, tome especulações!
· Conforme já era esperado, pela qualidade do seu plantel, o Corinthians chegou à final do primeiro Campeonato Brasileiro Sub-20, disputado no Rio Grande do Sul. Até aí, nenhuma surpresa! Surpreendente seria se não chegasse!
· Ficou para a próxima semana o anúncio, por parte da Ponte Preta, do nome daquele que será o comandante do futebol do clube. As maiores especulações concentram-se em Pedro Rocha. Será? Estou pagando para ver!

* E fim de papo por hoje. Entre em contato, para críticas e sugestões.


pedrojbk@hotmail.com

No comments: