Tuesday, June 06, 2006

TOQUE DE LETRA



Pedro J. Bondaczuk



EM ALTO ESTILO

A Ponte Preta despediu-se da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série A, antes da sua interrupção para a Copa do Mundo, com uma vitória convincente, e surpreendente, sobre o Figueirense, domingo, no Moisés Lucarelli, por 3 a 0. A surpresa, destaque-se, não se prende ao fato de ter vencido, mas à forma que venceu e, principalmente, ao placar. O time não jogou uma partida brilhante, no aspecto técnico, mas mostrou uma eficiência a toda a prova em todos os seus compartimentos. A defesa, por exemplo, que é a segunda mais vazada do campeonato, pelo segundo jogo consecutivo passou incólume. O meio de campo foi eficiente na marcação e nas arrancadas de contra-ataque. E os dois avantes, responsáveis pela feitura de gols, Tuto e Luiz Mário, fizeram a sua parte. Aliás, a Macaca encerra essa fase tendo o terceiro melhor ataque do campeonato, abaixo apenas do Cruzeiro e do São Paulo. Claro que a Ponte precisa de reforços, mas sua atuação contra o Figueirense renovou as esperanças da torcida de que, com a chegada de mais dois ou três bons jogadores, a campanha deste ano será muito melhor do que foi nos anteriores. Tomara!

SOB NOVO COMANDO

O Guarani está sob novo comando, com a aclamação, ontem, de Leonel Martins de Oliveira para a sua presidência. Dessa forma, o veterano dirigente, que fez história no Bugre, volta a gerir a agremiação, três ou quatro décadas depois de ter exercido, com sucesso, o mesmo cargo. Não gosto de comentar o lado político dos clubes que, aliás, é o que menos interessa ao torcedor. Faço apenas o registro, sem entrar no mérito da questão, e aproveito para desejar toda a sorte do mundo ao novo presidente bugrino que, certamente, tem consciência do rabo de foguete que está assumindo. Agora é a hora de arrumação da “taba”, depois de tantos anos de bagunça e de confusões. Vencida esta etapa, o Guarani passa a pensar no objetivo maior, que é o de buscar a volta à elite do futebol brasileiro. E, no ano que vem, de retornar à Série A-1 do Campeonato Paulista. Tarefas de Hércules, com certeza!

SURPRESA OU CONFIRMAÇÃO?

Conversei com vários brasileiros que viveram no Japão e viram Tuto jogar por lá e as opiniões sobre o atleta foram unânimes. Todos se desmancharam em elogios ao atacante pontepretano, que apenas agora começa a ser “descoberto” pela torcida. Eles não se mostraram surpresos com as boas atuações do atleta nas três partidas em que foi efetivado como titular. Pelo contrário, sua surpresa foi a forma como a imprensa e os torcedores vinham tratando Tuto, criticado e até ridicularizado insistentemente pela maioria. Os dekasseguis com que conversei disseram que o jogador tem mais, muito mais futebol ainda a oferecer à Ponte, o que, se confirmado em campo, não deixará de ser ótima notícia para a coletividade pontepretana. Apenas para refrescar a memória dos distraídos, lembro que, nos últimos quatro jogos, o atacante fez dois gols e deu duas assistências perfeitas, que redundaram em outros dois. É pouco? Claro que não! Tuto já fez, portanto, muito mais do que vários medalhões, do que dezenas de “bois cansados” que passaram pelo Moisés Lucarelli e nunca justificaram a que vieram.

MUDANÇA DE TÉCNICO

Propala-se, pelos lados do Brinco de Ouro que, com a eleição de Leonel Martins de Oliveira para a presidência do Guarani, os dias do treinador Waguinho Dias no comando do time estariam contados. Os rumores são os de que Luiz Carlos Barbieri, que atualmente está na Portuguesa, estaria de malas prontas para retornar ao clube que o projetou. Caso isso seja procedente, não concordo com a medida. Acho prematura, desnecessária e sobretudo injusta. Não que o treinador da Lusa não tenha competência para a função. Tem e muita. Ocorre que Waguinho fez milagres com o material humano que tinha em mãos nas dez rodadas do Campeonato Brasileiro da Série B em que comandou a equipe. Conquistou a confiança dos atletas e extraiu deles o máximo que poderiam dar. Outra coisa: se o Guarani for, de fato, trazer reforços, que os traga o mais rápido possível, para que os contratados tenham tempo de participar da inter-temporada e de obter um mínimo de entrosamento. Eu não faria essa mudança de Waguinho por Barbieri!.

BOLHAS NOS PÉS DO FENÔMENO

O assunto predominante na Seleção Brasileira, a uma semana da sua estréia na Copa do Mundo, refere-se às bolhas que saíram nos pés de Ronaldo, o Fenômeno, e impediram que ele tivesse melhor desempenho no amistoso de domingo passado, contra a Nova Zelândia. Os mais afoitos chegam a levantar a possibilidade do atleta ficar fora da equipe no jogo contra a Croácia. Bobagem! Com ou sem bolhas nos pés, ele estará em campo, lépido e fagueiro, aterrorizando os zagueiros adversários. Vejam bem: mesmo com esse problema, Ronaldo fez um belo gol, quase conseguiu fazer mais um (e de cabeça, que não é a sua especialidade) e ainda, de lambugem, chutou uma bola na trave neozelandesa. Imaginem ele em forma e motivado (como parece que está)! Alguns (parece) estão se esquecendo que se trata do Fenômeno! Convenhamos, não é por acaso que nosso matador ostenta esse apelido.

MÁ VONTADE COM RONALDINHO

Notei muita má vontade em relação a Ronaldinho Gaúcho, por parte dos principais comentaristas esportivos do País, que se disseram “decepcionados” com sua atuação no amistoso contra a Nova Zelândia. Acho que eles assistiram a outro jogo. O melhor jogador do mundo correu, dividiu, driblou, abriu espaços, fez lançamentos perfeitos e não se omitiu em nenhuma jogada. Claro que não deu espetáculo e nem fez malabarismos, como costuma fazer, mas não era o momento e nem o local para isso. Concordo que o destaque desse amistoso foi Kaká, que se movimentou bastante, criou opções para os companheiros e, de quebra, fez um belo gol, na arrancada que deu, aos 42 minutos do segundo tempo, da intermediária brasileira até a grande área da Nova Zelândia. Mas daí a dizer que Ronaldinho não fez nada... vai uma distância quilométrica. Tem gente que se julga genial e acha que a forma de manifestar essa genialidade é criticando até o que não seja criticável.

RESPINGOS...

· Continuo não botando fé no atual time do São Caetano, apesar do empate que o time conseguiu, em Porto Alegre, diante do Grêmio, por 1 a 1.
· Por mais má vontade que se possa ter em relação ao Flamengo, não se pode negar a evolução técnica que o time apresentou, principalmente após a contratação do técnico Nei Franco. O Mengão vai dar trabalho neste Campeonato.
· O Santos, com esse time, não vai a lugar algum. É certo que tem uma boa defesa, mas seus atacantes têm enorme vocação para perder gols imperdíveis.
· Mal o Campeonato Brasileiro chegou à 10ª rodada, e mais um técnico da Série A caiu. Desta vez foi Márcio Bittencourt, demitido pelo Fortaleza, que entrou na zona do rebaixamento (o que, insisto, nesta fase do campeonato, não quer dizer coisíssima alguma).
· Tudo leva a crer que Edmundo encerrou o seu ciclo no Palmeiras e, provavelmente, no futebol. O atleta, convenhamos, tem bola para atuar ainda por muito tempo, e em qualquer grande time do País ou do exterior. Todavia...O preconceito contra ele, pelas bobagens que fez no passado, é monumental. Vai daí...

* E fim de papo por hoje. Entre em contato, para críticas e sugestões.


pedrojbk@hotmail.com

No comments: