Thursday, July 14, 2011







Vídeo-História


DIONÍSIO AZEVEDO

O ator Dionísio Azevedo, ainda hoje um dos grandes astros do vídeo, já era cartaz em 1963, trabalhando na TV Excelsior. A emissora apresentava, na época, um programa chamado “Teatro 63”, em que eram apresentadas grandes peças teatrais, geralmente de autores brasaileiros, e ao vivo (o recurso do vídeo-teipe chegaria à nossa televisão apenas 5 anos depois).
A apresentação dessas peças era feita aos sábados, no horário das 21h30. No dia 17 de agosto de 1963 foi ao ar, no “Teatro 63”, um texto de Walter George Durst, Roberto Palmari e Túlio de Lemos, intitulado “Vaca na Estrada”. O tema era inspirado na vida e nas aventuras de um personagem real, o motorista de caminhão Otávio Carvalho de Andrade. Como não havia cenas externas, os cenários tinham que ser muito bem elaborados, para darem o toque de realismo requerido pela história.
Mostrando um talento raramente visto nos dias de hoje, em que os recursos técnicos muitas vezes sobrepujam a imaginação dos responsáveis pela cenografia, foi montada, na ocasião, no palco, uma perfeita cabina de caminhão, onde o personagem central desenvolvia a trama central da peça. Compuseram o elenco, nesse dia, além de Dionísio Azevedo, Gilberto Sálvio, Sílvio Francisco, Diná Ribeiro, Waldecyr Monteiro e mais outros 20 figurantes,

(Coluna escrita por mim, sem assinar, publicada na página 22, editoria TEVÊ, do Correio Popular, em 30 de outubro de 1984).

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: