Tuesday, July 12, 2011







PERFIL



PAULO BETI


Um dos pontos altos da novela "Vereda Tropical" é o personagem Marco. Tímido, dominado pela mãe (uma italiana típica e temperamental) e vivendo sempre à sombra do irmão famoso, o Luca, ainda assim consegue o seu espaço na família e se destaca. Não apenas por ser o único dos filhos que é doutor (advogado), mas pela sua prestatividade. Mas se esse personagem é passado com tamanha riqueza emocional ao telespectador, é porque o ator que o representa é dotado de um extraordinário talento. O público de teatro que o diga.

O personagem de hoje do "Perfil" é Paulo Beti, que dedicou praticamente toda a sua carreira, iniciada em 1969 em Sorocaba, ao palco, embora tenha realizado trabalhos marcantes na televisão. Mas nestes quinze anos, acumulou prêmios e mais prêmios teatrais, como o Governador do Estado, de melhor ator de 1970, pelo seu papel de Zé do Burro, na peça "O Pagador de Promessas", de Dias Gomes. Ou então, os Prêmios Molière.

Paulo Beti pode ser classificado de polivalente em termos de teatro. Já fez um pouco de tudo. Como ator, atuou em peças como a citada "O Pagador de Promessas", "O Processo", "Cerimônia para um Negro Assassino", "Os Yks", "Na Carreira do Divino" e "Aurora da Minha Vida". Dirigindo mostrou outra faceta do seu extraordinário talento em "Ubu-Rei", "O Anti-Nelson Rodrigues", "Víctor", "As Crianças no Poder" e no consagrado "Feliz Ano Velho". Além disso foi o fundador de um grupo teatral famoso, o "Pessoal do Vítor".

Em televisão, embora tenha atuado pouco, fez trabalhos inesquecíveis. Um exemplo é a sua atuação na novela "Como Salvar Meu Casamento", na extinta TV Tupi. Outro é o papel de André Amadeu, em "Os Imigrantes", da Bandeirantes. Ou ainda, na mesma emissora, sua performance em "A Maçã do Amor".

As duas novelas em que se apresentou na Globo o projetaram definitivamente também junto ao telespectador. Nesse canal fez "Transas e Caretas" e agora vive o Marco, de "Vereda Tropical". Embora com um vasto currículo, Paulo Beti é um ator bastante jovem e em franca ascensão. O que é uma certeza de que permanecerá como grande astro, por muitos e muitos anos, em nossos vídeos.

(Coluna escrita por mim, sem assinar, publicada na página 22 do Correio Popular em 7 de dezembro de 1984)

Acompanhe-me pelo twitter: @bondaczuk

No comments: